24 de ago. de 2010

Mário Trindade promove Amostra Folclórica...

... refletindo as manifestações e conhecimentos formados por diferentes regiões
Por Claudomir Tavares * | claudomir@tribunadapraia.net

 
Em 2008 Amostra Folclórica promoveu o retorno dos grupos folclóricos de projeção, como o Ilariô Mirim

Dentro do propósito de resgatar as mais autenticas manifestações culturais, a Escola Municipal ‘Mário Trindade Cruz’, promove no próximo sábado, 28 de agosto, uma Amostra Cultural, tendo como tema “Refletindo as manifestações e conhecimentos por diferentes regiões”. A escolha da data justifica-se da necessidade de otimização do sábado letivo previsto no Calendário Escolar, realizando-o de forma temática, além de celebrar a Semana do Folclore, uma ação pedagógica que acontece já há algum tempo na instituição. A preparação do Projeto teve início em 13 de agosto, sendo levada as salas de aulas a sua preparação desde o dia 20, tendo seu ápice neste sábado, 28 de Agosto, encerrando o ciclo do folclore na maior escola da rede municipal.

A Amostra Folclórica do Mário acontece nos turnos Matutino (manhã) e Vespertino (tarde) e envolve estudantes do Ensino Fundamental (5ª as 8ª séries) e Educação de Jovens e Adultos (2ª e 4ª Etapas), matriculados nos turnos da tarde e noite. Através de cartazes, painéis, murais sobre o folclore, stands, apresentações sobre lendas, parlendas e contos, através de encenações artísticas e artesanais. Os conteúdos devem envolver as regiões brasileiras Norte (EJA), Nordeste (5ªs séries), Centro-Oeste (6ªs séries), Sul (7ªs séries) e Sudeste (8ªs séries), suas respectivas manifestações folclóricas, fazendo um paralelo com as manifestações folclóricas de Pirambu, as atividades econômicas das regiões e de Pirambu.

A direção, professores, funcionários e estudantes da escola aproveitam a oportunidade para convidar a comunidade pirambuense para prestigiar com as suas presenças esta iniciativa que se mantém representativa na agenda pedagógica do Mário Trindade.

* Claudomir Tavares da Silva (42) é professor de Sociedade, Cultura e Artes na Escola Municipal Mário Trindade Cruz

Fonte: TRIBUNA DA PRAIA.net - Em: 24/08/2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS