7 de set. de 2009

Da História da Educação em Pirambu: Mário Trindade - A metamorfose de uma escola em Pirambu

Fundada em 17 de novembro de 1979, escola passou por diversas transformações, ampliações e hoje é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino ¹
Por Claudomir Tavares * | claudomir@infonet.com.br

A História da Escola Municipal ‘Mário Trindade Cruz’, a maior e mais representativa da rede municipal tem passado ao longo destes quase 30 anos de História por uma série de transformações, sejam elas de caráter físico, pedagógico e administrativo. Sendo a maior, é natural que seja a que atrai as maiores atenções da sociedade, estando sempre ‘no olho do furação’, mas que tem sobrevivido as maiores turbulências, numa prova inequívoca de sua capacidade de superar desafios sucessivos e contínuos.

:: A Escola

Criada através da Lei Municipal Nº 52, de 17 de novembro de 1979, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ funcionou na Avenida Agostinho Trindade até 1984, sendo transferida para a Rua Manuel Amaral Lemos, onde nas sucessivas administrações passou por diversas ampliações, reformas e redefinições de seu perfil.

A ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ é a maior e mais representativa da rede municipal de ensino. Nela estão matriculados mais de 1500 estudantes (cerca de 60% do total de toda rede municipal) de todos os estudantes da rede, e lotados mais de 60 (algo em torno de 50%) professores e mais de 20 funcionários, entre pessoal da secretaria, de apoio, merendeiras e vigilantes (também algo em torno de 50% dos funcionários da educação na rede municipal)

Desde 2002 a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ incorporou a Escola Estadual Leonor Barreto Franco, prédio pertencente à rede estadual, mas cedido ao município em regime de comodato, onde funciona a Educação Infantil. Ali, estão matriculadas 260 crianças, cujas aulas são ministradas por 15 professores. São 7 o número de pessoal de apoio, incluindo 2 merendeiras e 1 escriturário. Dois vigilantes prestam serviços na instituição.

Uma metamorfose na educação pública de Pirambu, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ iniciou suas atividades oferecendo as primeiras séries primárias, sendo ampliada para até a 4ª Série a partir de 1984. Em 1994, passou a funcionar na escola o Sistema Organizacional Modular do Ensino Médio – SOMEM, da Secretaria de Estado da Educação. O SOMEM funcionou até o ano 2000, passando a incorporar o Ensino Médio já vinculado ao Colégio Estadual José Amaral Lemos em 2001. Antes, em 1999 teve início a segunda etapa do Ensino Fundamental, oferecendo até a 8ª Série, formando a primeira turma em 2002. A partir de 2003 a escola passou a oferecer o Ensino Médio, formando as primeiras turmas em 2005 (Regular) e 2007 (Magistério).

:: Galeria de Diretores

Ao longo de sua trajetória, a ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO TRINDADE CRUZ foi marcada pela sua parcial (ou total) dependência administrativa da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, o que está sendo rompido naturalmente pela tomada de atitude dos atores sociais que a constroem. Para efeito de registro, consta da Galeria de Diretores os seguintes professores:

• Profº. Natanael dos Santos – 1979/1984
• Profª Mirian Ferreira de Matos Cruz – 1984/1990
• Profª Genilza Ferreira Lisboa Alexandre – 1990/2001
• Profº Claudomir Tavares da Silva – 2001/2002
• Profª Maria dos Santos Morais – 2002/2007
• Profº Antônio Edvaldo Dantas de Oliveira – 2007
• Profª Cláudia Tavares da Silva – 2007/2009
• Profª Acácia Dias da Cruz – 2009
• Profª Sônia Maria Santos – Desde 2009

Em nossos registros, consta a relação das nossas primeiras professoras, as quais estarão para sempre em nossos corações, a saber:

• Maria Júlia Cruz Daltro (in memorian)
• Joselita da Silva Almeida
• Acidália da Silva Ferreira
• Luciene Ferreira Nunes

:: Mário Trindade Cruz

Mário Trindade Cruz foi ex-prefeito do município de Japaratuba, a época em que o território de Pirambu estava a ele integrado e exerceu forte influência na vida sócio-político do Vale do Japaratuba como um dos mais influentes políticos da região. Seus filhos Juarez Lopes Cruz e Marcos Lopes Cruz foram prefeitos de Pirambu, após sua emancipação em 1963.

:: 30 anos de educação

Ao iniciar as comemorações alusivas aos 30 anos, é mais que urgente uma reflexão sobre a escola que temos e a escola que teremos. Depois de três décadas e tendo passado pelas mais diversas e adversas transformações, não podemos permanecer com mentalidades tacanhas, onde as questões menores sobressaiam diante da grandeza de uma instituição que é um dos mais importantes elementos do nosso patrimônio cultural. O Mário Trindade é um pouquinho de cada um de nós, cada um em seu tempo, pelas contribuições que cada um deu, está dando ou dará pela manutenção dos valores mais sublimes que constituem seus pilares.

* Claudomir Tavares (41) é professor de História, Sociedade e Cultura da Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu), de História, Filosofia, Sociologia e Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá). Licenciado em História pela UFS, com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído / Cursando Especialização) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França. É presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ), membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba), presidente municipal e secretário estadual de assuntos parlamentares do Partido Verde e Diretor-Fundador da Tribuna da Praia

Nota:

¹ Artigo publicado pela primeira vez em 17/11/2008 (www.tribunadapraia.com), sendo incorporado a bibliografia do Projeto Pedagógico da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, republicado em 25/06/2009 (www.claudomir.com.br). Adaptado especialmente para esta publicação.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS