15 de set. de 2009

Uma aula de arte entre Pirambu e Japaratuba

É justamente esta escola, um orgulho não só daquela comunidade mais de todo o município de Japaratuba
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

Localizado ‘no meio do caminho’ da rodovia que liga as cidades de Pirambu a Japaratuba, o povoado São José tem sido um referencial em comunidade que valoriza suas mais belas e autênticas tradições.

O povoado aprova anualmente vários alunos nos vários vestibulares de universidades e faculdades de Sergipe (e isso é desde a época em que tínhamos apenas a UFS, a FIT’s, atual UNIT e a Pio X), tendo superado durante muitos anos a totalidade do número aprovado pelo município de Pirambu, tem um Festival de Artes (Caatingart) e o maior festival da juventude de Sergipe (Acampamento da Juventude), só para citar alguns exemplos que se somam a tradicional Festa de São José, o Forró do Cuscuz e a Festa do Juão. Este ano a escola foi a grande vencedora dos XXVI Jogos da Primavera, ficando com a primeira colocação entre aquelas da rede municipal do interior de Sergipe.

A Festa do Juão é promovida por estudantes e professores da Escola Municipal Vereador João Prado, localizada as margens da Rodovia SE 100, que liga a BR 101 a Ponte Aracaju-Barra, passando pela cidade de Pirambu.

É justamente esta escola, um orgulho não só daquela comunidade mais de todo o município de Japaratuba, pelos seus exemplos inequívocos demonstrados, que se revela pra Sergipe pelas expressões artistas demonstradas em seus muros através das artes plásticas.

Em vários painéis são expostos para os visitantes e aqueles que passam pelo povoado exemplares como a Igreja de São José, o crepúsculo da caatinga, a riqueza do folclore e da cultura popular, como o São João na Roça e o Guerreiro de Zé de Jove, uma espécie de declaração de amor ao povoado com ares de cidade.

Parabéns a professores, estudantes e direção, responsáveis pelo projeto das pinturas, o que para nós não é surpresa, conhecendo a trajetória e o compromisso histórico assumidos pelos que tem construído esta escola que tem sido um exemplo e uma referência para Japaratuba e Sergipe.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS