10 de set. de 2009

A particularidade do desfile cívico da rede municipal de Propriá

Tendo como tema ‘Educação de Propriá feito por todos nós’, desfile cívico da independência da rede municipal foi o diferencial, um desfile dentro do desfile
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

A rede municipal de educação de Propriá marcou sua participação no desfile cívico alusivo a Independência do Brasil, ocorrido na última segunda-feira, 07 de setembro, pelo diferencial, dando uma verdadeira aula de História pelas ruas da princesinha do São Francisco. As seis escolas que desfilaram no dia 07 (a Escola de Educação Infantil Padre Luiz Henrique já havia desfilado no dia 04 de setembro), levaram para as ruas a temática “Educação de Propriá feita por todos nós’, simbolizando a política educacional da administração do prefeito Paulo Britto (PT), coordenada pela professora Elenice Reis, secretária municipal de Educação.

A rede municipal de Propriá promoveu um desfile dentro do desfile. As escolas “Pedro de Medeiros Chaves” (Rua da Linha) e “Monsenhor José Soares” (Rua do América II) levaram as ruas um documentário sobre a História de Propriá. Já a Escola Municipal ‘Evanilde Serra Pinheiro Nunes’ (Conjunto Maria do Carmo) evocou a Cultura de Propriá, nas suas vertentes erudita e popular. Por sua vez, as escolas prefeito ‘Geraldo Sampaio Maia’ (São Vicente), monsenhor “Afonso de Medeiros Chaves” (São Vicdente) e “Dom José Brandão de Castro” (Assentamento Padre Cícero) representaram a temática ‘Exercitando a Cidadania’. A maior escola da rede municipal da sede do município, a ‘advogado ‘Josias Ferreira Nunes’ (CAIC) apresentou uma proposta de sensibilização ambiental. Vindas de povoados vizinhos, as escolas padre ‘Agnaldo Guimarães’ (Santa Cruz) e presidente ‘Costa e Silva’ (São Vicente) simbolizaram o desenvolvimento da zona rural. Por fim, a maior escola da rede municipal da zona rural, ‘Leonor Barreto Franco’ (São Miguel) apresentou a sociedade a Gestão Participativa do Município, levada a frente na atual administração.

:: Todos brilharam

Presente no palanque oficial, prestigiando o desfile civil e militar, das escolas das redes municipais, estaduais e particulares, a professora Josefa Elenice Reis, desceu a avenida e juntamente com seus professores e alunos desfilaram perante o público e autoridades. “Desfilar junto com eles é uma obrigação, já que você está frente do trabalho”, disse.

Avaliando o resultado do desfile, que foi algo a parte, um desfile dentro do desfile, Elenice disse que “foi um desfile bom, proveitoso e diante do esforço de todos que participaram durante estes 30 dias de organização, junto às escolas estaduais, municipais e particulares, todos se envolveram para que hoje tivéssemos este brilho na avenida, todos participaram, todos brilharam”, completou.

Aguardem – Ainda hoje e até domingo, estaremos publicando a cobertura completa do desfile cívico de 7 de setembro em Propriá, o terceiro da era Paulo Britto a frente da administração ‘Propriá somos todos nós’.

* A utilização deste e outros artigos devem respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS