12 de set. de 2009

Pirambu de A a Z despediu-se de Dayse, GGK, Carol e Fernando

Eles partem para as terras frias do Sul do Brasil, tornando o Rio Grande maior e desfalcando Pirambu de seus talentos e contribuições
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

O bar e restaurante Beira Rio ficou pequeno na noite de ontem, 11, para o grande número de amigos, irmãos, testemunhos da História e da contribuição de Dayse e GGK a cultura, meio ambiente e da cidadania em Pirambu. Eles eram de todas as facções, credos, sexo, religião, ideologia, de todas as vertentes sociais. Autoridades, políticos, artistas, ambientalistas, pessoas simples do povo, aqueles que conviveram ao longo destes 17 anos com Dayse, desde sua chegada a Pirambu, com GGK, desde o seu nascimento, de Carol e Fernando (o garoto que terá Certidão de Nascimento gaúcha), a menina que se fez adolescente ainda criança, em função do ambiente inspirador em que vive. Eles partem para as terras frias do Sul do Brasil, tornando o Rio Grande maior e desfalcando Pirambu de seus talentos e contribuições.

Presentes as homenagens a Capoeira Unidos nas Tartarugas, que promoveu uma roda e encontro de mestres e líderes de capoeiras, como Pirulito, Evan e Dalmo; o grupo de Hip-Hop “Irmãos de Rua”, comandado por Breick (Gilvan de Andrade), que prestou uma calorosa homenagem a Carol, integrante do grupo, a Dayse e a GGK; o Lariô da Tartaruga, que arrancou lagrimas copiosas de Dayse e de seus amigos. O encerramento da festa ficou por conta da banda Salsugem, comandada por GGK (Guitarra e Voz), Arthur (baixo) e Novinho (Bateria e Back).

Dezenas de jovens, muitos deles evangélicos, acompanharam, pularam, confraternizaram-se ao som hardcore da voz de GGK e dos instrumentos de seus companheiros, que partem para uma nova fase, nova formação. A Salsugem completou 5 anos no dia 06 de Outubro, sendo hoje uma das mais celebradas bandas de rock em Sergipe, tendo recentemente participado de um dos maiores festivais de rock do Nordeste, o VII Rock Sertão, realizado na cidade de Nossa Senhora da Glória. Nos 50 anos do rock, um momento que ficou marcado na História de Pirambu.

Presenças – Várias personalidades e populares compareceram as homenagens a família de Dayse Rocha, entre elas a deputada estadual Ana Lúcia Menezes, a professora Tereza Cariri, a secretária de educação Lourdes Gouveia, Alvaci Gouveia, a cantora Marta Mari, o cordelista Agnaldo Silva, Graça, Tânia Biriba, Martinha, Thiagonny Ellen, Kennedy (surfista Tribuna da Praia, aluno treinado por GGK), Juci Tavares, Carminha, Claudomir, Nenel, Jô e Carlinhos, e tantas pessoas importantes na vida de Dayse, GGK e Carol, que ao citá-los sabemos das injustiças que podemos, involuntariamente, estarmos cometendo.

Homenagens – Ao longo das apresentações foram feitas diversas homenagens, entre as quais as de Breick (Hip-Hop), Claudomir Tavares (Tribuna da Praia), Tereza Cariri (Amaral Lemos), Agnaldo Silva e Carminha (Vereda da Cultura) e do Lariô da Tartaruga, através dos movimentos e da voz que falou com o coração, Dona Jaci. Não foram discursos, mas depoimentos, testemunhos de quem acompanhou Dayse que coordenou o Culturarte desde 2003 até 2008, que esteve a frente da Quadrilha das Tartarugas, do Grupo de Dança das Tartarugas, do Lariô da Tartaruga, da Coordenação de Educação Ambiental do Projeto Tamar, que agora estão menores com a saída de Dayse de Pirambu.

“Pirambu acabou” – O brincante do Lariô, ‘Seu Doca’ nos confidenciou: “Pirambu acabou”. Entendemos a profundidade de suas palavras, que não se refere a cidade, ao município, mas a um pedaço de sua História (um dos mais importantes) que vai com Dayse. Ganha o Rio Grande do Sul, que agora justifica o termo ‘Grande’, pois com certeza ficará maior com a chegada do grupo que deixa Pirambu dia 18 de outubro e chega nas terras frias dia 21, que com certeza, ficará aquecida.

Galeria de Fotos – Ainda esta semana, a Tribuna da Praia estará disponibilizando as fotos da despedida através da Galeria de Fotos. Lá, elas ficarão a disposição por um período de até 7 dias, quando serão substituídas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS