19 de fev. de 2011

FIQUE DE OLHO! Lugar da CODEVASF é em Propriá

Vereador Costinha dá a largada em luta para instalar Superintendência da Codevasf em Propriá e que comando seja ligado ao Baixo São Francisco

Por Claudomir Tavares

Quando o vereador Antídio Costa Filho, o Costinha (PMDB), presidente municipal do PMDB em Propriá sobe a Tribuna da Câmara Municipal no Grande Expediente (em algumas casas legislativas chamam de Explicações Pessoais), é para levantar questões da maior importância. Semana passada, por exemplo, ele utilizou daquele espaço na terça-feira, 15/02, para relembrar a luta daquela casa contra uma falha operacional da Vivo que tem exposto os clientes daquela operadora que utilizam seus celulares móveis nas ruas da frente em Propriá, principalmente Quintino Bocaiúva, Floriano Peixoto, Augusto Maynard e outras adjacentes, estes sintonizam a área 082 (Alagoas), sendo os créditos subtraídos em poucos minutos, quase sempre em uma única ligação. O vereador fez um levantamento dessa situação e informou ter obtido resposta da representação da Anatal em Sergipe, que imaginava ser o problema nas imediações da Ponte da Integração Nacional, que liga os dois estados. “Isso não se justifica, e de uma forma ou de outra, a operadora Vivo deve reparar esta anomalia que tem gerado incessante constrangimentos aos seus clientes que tem sido lesados”, indignou-se o peemedebista.

O assunto que dominou os debates na sessão da última realizada em 17 de fevereiro, o vereador Costinha defendeu a importância da administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) ser transferida para Propriá, dando como exemplo a de Alagoas, cuja sede está localizada na cidade ribeirinha de Penedo. Segundo o vereador Marcos Oliveira, “em Aracaju, onde atualmente está sediada, está pelo menos 100 km distante do foco de atuação, que são os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba, Pindoba e Betume”, disse. O vereador José Aelson disse “por que não indicar uma pessoa de Propriá para ser superintendente da Codevasf”, questionou. “O próprio governador Marcelo Déda, em encontro mantido conosco na cidade de Telha, incentivou a elaboração de um abaixo assinado e que ele pessoalmente entregaria a presidência da república”, acrescentou Aelson.

Nomes de pessoas vivas em ruas e logradouros

Na sessão de terça-feira, 15/02,, Costinha sugeriu a administração municipal que, seguindo o que pugna a lei, efetue o levantamento dos nomes de ruas, praças, avenidas, logradouros públicos e retire os nomes de pessoas vivas dos mesmos, dando como exemplo o novo prédio do Fórum, antes denominado “Leonor Barreto Franco”, que depois passou a chamar-se “Juiz de Direito João Fernandes de Britto, o Dr. Britinho”, disse. O outro assunto foi a utilização de anabolizantes pelos nossos jovens, sugerindo a promoção de uma palestra que seria ministrada pelo professor e médico veterinário, Dr. Paulo Oliveira, irmãos do vereador Marcos Oliveira (PV), que em aparte comprometeu-se em estabelecer o contato. Também em aparte o vereador José Aelson Santos (PDT), ao parabenizar Costinha pela qualidade de suas intervenções, lembrou ser dele a propositura que estabelece as cores com as quais devem ser pintados os prédios públicos, que devem ser aquelas constantes da bandeira do município, com ênfase no azul.

Muito além de apagar incêndios

Já na última sessão ordinária, realizada na noite de quinta-feira, 17/02, Costinha levantou registrou que uma unidade do Corpo de Bombeiros está se instalando na cidade de Canindé do São Francisco, no Alto Sertão Sergipano. Ao tempo em que parabenizou os canindeenses, registrou que já há uma proposta de instalar uma em Propriá, mas que ainda não saiu do papel. E que a instalação do Corpo de Bombeiros na cidade atenderia toda a região do Baixo São Francisco. O vereador José Aelson Santos acrescentou que uma moção deve ser enviada solicitando o quanto antes a instalação dessa unidade em Propriá, justificando a importância do Corpo de Bombeiros, cujas atividades vão além de apagar incêndio, estendendo-se a salvamento terrestre e fluvial, por exemplo.

I UNIT Cultural e Memorial de Propriá

Realizado no período de 26 a 28 de janeiro como etapa da política de extensão da Universidade Tiradentes, o I UNIT Cultural mobilizou estudantes, professores e a sociedade propriaense, preenchendo uma lacuna deixada pela não realização pelo terceiro ano consecutivo na Festa do Bom Jesus dos Navegantes do Encontro Cultural pela prefeitura de Propriá. O vereador Costinha expressou sua homenagem a importância do evento, que teve na sua abertura a palestra do professor Luiz Antônio Barreto e entre os indicativos, a possibilidade de instalação de um Memorial de Propriá, que poderia ser instalado no Prédio da Coidevasf, em desuso, a partir de uma aquisição através de doação em comodato pela prefeitura, que repassaria para a UNIT, responsável pelo memorial.

SOS Estádios e Praças de Esportes I

O vereador Jurandy Figueiredo Sandes, líder do PDT na Câmara Municipal, apresentou na sessão de terça-feira, 15/02, Requerimento convidando o secretário de estado de Esportes e Lazer , Maurício Pimentel para que o mesmo falasse sobre a situação das praças de esportes em Propriá, especificamente o Estádio Estadual Governador João Alves e o Ginásio de Esportes Governador Valadares, ambos em avançado estado de abandono, servindo de cenário para a prática de vandalismo. O vereador Marcos Oliveira sugeriu que fosse incluído a Quadra Poliesportiva localizada no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente), já estando em situação de abandono e depredação.

SOS Estádios e Praças de Esportes II

O vereador José Aelson Santos (PDT), líder do prefeito, reforçou informando que não obstante sua localização naquela área, o Ginásio é para ser utilizada pela sociedade propriaense, logo carecendo de sua conservação e gestão,. Ao requerimento de Jurandy Sandes somou-se ainda em aparte a vereadora Rozélia Maria Bento Fraga, a Rozélia da Ponte (PTC). Diante do atual quadro de depredação, abandono e relegados a um plano Z, o vereador Genival Moreira, o Geno, informou que, com a ausência de praças de esportes em condições de práticas de modalidades esportivas, a Copa do Arroz, que reúne equipes amadoras de Sergipe e Alagoas, será realizada no Estádio Constantino Tavares, pertencente ao Propriá Esporte Clube, cujo gramado é uma camada de piçarra que expõe ao perigo eminente os atletas que utilizarão daquela praça de esportes.

A resposta do secretário

Colocado a par através do nosso twitter (http://twitter.com/claudomir21), o secretário Maurício Pimentel (http://twitter.com/pimentlmauricio) confirmou que viria “com todo prazer é só marcar q estaremos ai nesta bela e prospera cidade!”. Nas comunicações inadiáveis, o vereador Juarandy informou a resposta dada pelo secretário, no que foi aparteado pelo vereador Costinha, que testemunhou o avanço e a interatividade da internet, inclusive que uma certa vez o ex-vereador e ex-superintendente da SMTT de Aracaju, Antônio Samarone (http://twitter.com/antonoisamarone) havia acessado ao conteúdo das sessões da Câmara de Propriá via transmissão ao vivo de Claudomir. Em outra oportunidade, o ex-vereador de Graccho Cardoso Francisco Pipio (http://twitter.com/franciscopipio) já havia interagido.

Cultura e Meio Ambiente

A Câmara Municipal de Propriá aprovou na última quinta-feira, 15/02, em primeira votação um conjunto de projetos de autoria do Executivo Municipal, que cria o Fundo Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que passarão a provir a Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente, dirigida pelo professor Martinho José da Silva, de instrumentos capazes de estabelecer uma política cultural e ambiental para Propriá, além de se habilitar para receber recursos e celebrar convênios com os Ministérios da Cultura e Meio Ambiente. O vereador José Aelson Santos (PDT) parabenizou o professor Martinho pelo conjunto das matérias encaminhadas aquela casa.

Esgotamento Sanitário

O vereador Genival Moreira (PTC) apresentou indicações sugerindo a administração municipal o melhoramento da situação do esgoto nas áreas do campo de futebol do Conjunto Maria do Carmo Alves, um dos maiores núcleos habitacionais urbanos de Propriá e do povoado Santa Cruz, distante 6 km da sede do município. Segundo ele é uma reclamação antiga daqueles moradores que tem convivido diariamente com o desconforto do mau cheiro exalado em função da situação de exposição dos mesmos.

Sistema de Avaliação Escolar

Foi lido na sessão da última quinta-feira, 15/02, projeto de autoria do vereador Antídio Costa Filho que cria o Sistema de Avaliação Escolar, em que 20% dos alunos de melhores rendimentos da rede municipal, avaliam a cada três meses os profissionais da educação, visando a melhoria da qualidade do ensino em Propriá. Este sistema será encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação, com o acompanhamento da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores. O projeto foi encaminhado para as comissões, onde passará pelos trâmites regimentais. “Trata-se de um instrumento de nivelar por cima aqueles que desempenham seu trabalho com competência e chamar a responsabilidade daqueles que tem sido falhos, melhorando consideravelmente suas funções a que se propõem”, justificou.

_______________________________

* A Coluna “Fique de Olho” é postada normalmente as quartas-feiras, mas em função de problemas de saúde pelos quais passa seu titular está sendo postado com certo atraso, o que deve ser regularizada tão logo este seja restabelecido.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS