4 de fev. de 2011

FIQUE DE OLHO: Veículos abusam na praia de Pirambu

Diariamente e principalmente aos finais de semana é comum o trânsito de veículos na praia, muitos dos quais estacionam em plena areia
"Há tantos burros mandando em homens de inteligência que, às vezes, fico pensando se a burrice não é uma ciência" (Rui Barbosa)

Tem sido uma constante a presença de veículos transitando pela areia da praia de Pirambu ou estacionados nas dunas como se aquele espaço fosse uma via para veículos automotores e não um espaço de lazer para banhistas e desova das tartarugas marinhas, que tem sua temporada no período de setembro a março. Diariamente e principalmente aos finais de semana condutores abusam desta prática, colocando seus veículos ao lado do local onde as pessoas tomam banho e se expõe ao sol buscando alcançar a cor do verão que nessa época é bastante sugestivo.

No mesmo local, ninhos de tartarugas estão identificados, uma forma que o Projeto Tamar identificou de sensibilizar o turista para a necessidade de uma convivência harmoniosa, “uma parceria turista-tartaruga”, descreve Rui Bolivar, proprietário do Restaurante Pirambeleza, localizado na Avenida Atlântica. Técnicos, estagiários e tartarugueiros do Projeto Tamar tem outro entendimento: A disposição dos ninhos no local não é para atrair o turista, mas para conscientizar aqueles que ali estão, pois a área é de desova e foram ocupadas antes pelas tartarugas que pelos turistas.

Ainda sobre a presença de veículos na área de desova da tartaruga e de banho dos turistas, o professor Antônio Samarone de Santana, ex-superintendente da SMTT de Aracaju, respondendo a um nosso questionamento afirmou que “a competência de fiscalização e punição é do Poder Púbico Municipal, sendo omisso, recorrer ao Ministério Público”, respondeu. “Caso o município não disponha de órgão de trânsito, a CPTRAN também possui competência para a proibição”, completou o ex-gestor do trânsito da capital.

Para ilustrar esta anomalia, flagramos na manhã de hoje um veículo (foto) nas dunas em frente ao Restaurante Pirambeleza. Imediatamente retornamos a redação da Tribuna da Praia e munidos de câmera fotográfica de celular fizemos o registro fotográfico de um “jeep” de placa policial IAF 9889 / Aracaju – SE e que portava um adesivo do www.serjeep.com.br. O proprietário teria colocado seu veículo no local para não ter que deslocar-se para a rodovia e pegar os insumos que consumia e bebia na praia. Um absurdo que se não agirmos dará margem para que outros se achem no direito de fazer o mesmo.

Por telefone tentamos um contato com a prefeitura para saber se havia alguma providência a ser adotada quanto à questão, mas não obtivemos êxito. Da mesma forma que o fizemos junto ao Projeto Tamar em nossa cidade, mas até o fechamento desta nota não obtivemos reposta. Junto a CPTRAN o resultado fora o mesmo. Claro que vamos continuar tentando, pois esta situação merece uma intervenção do poder público. A princípio só acionaremos o Ministério Público depois de esgotar estas vias que julgamos serem as indicadas pelas funções e papéis constitucionais.

A OMISSÃO DE SILVEIRA

O prefeito José Nilton de Souza (PMDB) nomeou o pastor Silveira Dantas Ribeiro, a época líder da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, para assumir a estratégica secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. Acreditava-se que sua presença naquela pasta seria muito mais que uma retribuição ao apoio recebido do líder evangélico durante a campanha eleitoral de 2008, uma forma de contemplar um segmento importante e que este iria dar retorno promovendo ações que levasse a construção e implementação de uma política ambiental. Ocorre que, passados metade da gestão do prefeito Zé Nilton, Silveira Dantas tem aparecido pouco na secretaria, não se vê uma ação no sentido de colocar o município na ordem do dia nas questões ambientais, além deste não ter atendido aos chamamentos do Ministério Público, sendo representado pelo assessor Ronnie Ferreira, representante da prefeitura no Comitê da Bacia do Rio Japaratuba. Semana passada, tentamos localizar o secretário para que através da pasta que dirige interviesse na questão da mortandade de peixes no Rio Japaratuba, mas nossa tentativa revelou-se em vão.

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

No último domingo, 16, fomos surpreendidos com uma denúncia que atinge em cheio o chefe da Reserva Biológica de Santa Isabel (Projeto Tamar). Segundo a fonte, o engenheiro Augusto César Coelho, tem o hábito de utilizar a lancha do Tamar (cujo uso deve ser exclusivo para fins de pesquisas científicas oceanográficas) em seus passeios de lazer pessoal, inclusive levando sua família (ele, mulher e filhos) como o último que se deslocou da foz do Rio Japaratuba, em Pirambu, a do São Francisco, em Brejo Grande. Tentamos um conato na manhã e tarde de hoje, mas até o fechamento dessa nota não havíamos conseguido ouvi-lo para que este pudesse dar os esclarecimentos que julgamos necessários. A surpresa vem do fato que César tem se mostrado um cidadão zeloso, operoso e que tem exercido um papel de vigilante diante das mazelas que se sucedem em nossa cidade e vindo logo dele um ato dessa natureza, é preciso que esta prática seja coibida, pois trata-se de um bem público e que portanto não deve ser utilizado para fins particulares.

COLÔNIA REVIALIZA ENTREPOSO DE PESCA

A Colônia de Pescadores de Pirambu e Região está promovendo uma ampla reforma em seu entreposto de pesca e que ao ficar pronto dotará o espaço de módulos para beneficiamento e comercialização do produto por parte dos comerciantes que o utilizam. Segundo Leopoldo Lima, que quando atuava na secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Pirambu foi um dos responsáveis pela parceria que reuniu além do órgão que atuava, os esforços da Colônia, através de seu presidente Miguel Porto Pires (Dimas), da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), da consultoria Aquatrix, através do senhor Marcelo Chamas. Segundo Popô, as obras tiveram início em 1º de dezembro e deverá ser concluída nos próximos dias. O objetivo segundo ele é possibilitar negociação direto entre o comerciantes e o consumidor, além de promover a sensibilização dos usuários e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por Claudomir Tavares [claudomir@tribunadapraia.net]

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS