4 de fev. de 2011

Michell Souto: A prática de exercícios físicos

* Michell Dean Alcântara Souto
Atividade física é toda e qualquer atividade onde se tenha um gasto energético maior que nos níveis de repouso. Por tanto, até as simples atividades domésticas, como lavar, varrer, passar, cozinhar, etc, são classificadas como atividades físicas. Então uma pessoa pode se condicionar fisicamente, realizando apenas atividades domésticas? Dificilmente. Pois nessas atividades a finalidade ou o objetivo é executar um serviço da maneira que lhe for mais confortável. Sem qualquer tipo de planejamento ou qualquer cuidado com sua forma de execução.

É aí onde entra o exercício físico. Que é simplesmente uma atividade física organizada, planejada ou estruturada para oferecer ao indivíduo uma condição física melhor. O exercício físico ter começo, meio e fim. É planejado pelo através de conceitos anatômicos e fisiológicos. E busca melhorar cada vez mais a aptidão física do indivíduo.

E como e onde realizar exercícios físicos? A primeira orientação a ser dada é encaminhar a pessoa a um médico, para que este respaldado em exames clínicos possa liberar o paciente para realizar práticas de atividades físicas. Em seguida, o indivíduo deve procurar um profissional de educação física com formação superior e registro profissional, em busca de orientações sobre quais as melhores práticas para alcançar seus objetivos.

A partir daí, diversos fatores terão que caminhar em conjunto com esses objetivos: alimentação regular e balanceada, hidratação constante, temperatura agradável, uso roupas confortáveis, realização de alongamentos antes e após os exercícios, descanso regular, início de forma moderada nas atividades, evitar o uso de álcool e drogas, entre outros.

Os exercícios físicos podem ser realizados em vários locais diferentes: quadras, campos, academias, praia, praças, ruas, etc. Não há local ideal ou atividade ideal para todas as pessoas. Fatores como disponibilidade, proximidade, grande procura, atenção, etc, influenciam as pessoas na hora da escolha do exercício físico realizar.

Cada exercício privilegia uma qualidade física específica, seja, resistência aeróbica, força, velocidade, flexibilidade, entre outras. E todas essas qualidades físicas são necessárias ao indivíduo. Por tanto é importante realizar exercícios variados, ou seja, que possuam várias qualidades físicas envolvidas em sua realização. Podendo até mesmo adotar um programa de exercícios com atividades diferentes.

* Professor de Educação Física das Redes Estadual e Municipal de Ensino registrado no CREF-13/BA-SE (Conselho Regional de Educação Física).

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS