13 de fev. de 2011

Usos e abusos da Via Norte

Ônibus da cooperativa Via Norte estacionam em vias públicas de grande circulação de veículos e pessoas, apesar do espaço reservado para estes veículos.

Não é de hoje que a Cooperativa Via Norte, sediada na cidade de Barra dos Coqueiros e que a partir de uma autorização (e não uma concessão, como fazem acreditar) do Departamento de Estradas e Rodagens de Sergipe (DER-SE), permitida a fazer transportes de passageiros de Pirambu, Japaratuba e seus respectivos povoados até Aracaju, via Ilha de Santa Luzia, tem cometidos os mais diversos abusos diante da boa fé dos passageiros destes municípios.

Em Pirambu, por exemplo, uma Lei de autoria do vereador José Luiz de Andrade (DEM) provada na Câmara Municipal no segundo semestre de 2009, estabelece o roteiro de seus ônibus dentro da cidade, quando chegarem de viagem Aracaju-Pirambu. Segundo a lei, os veículos devem seguir pela rua João Pereira Nascimento, Praça de Eventos, ruas Elpídio Pereira, João Amaral Lemos, Manuel Amaral Lemos, Avenida Atlântica, Oceânica, retornando pela Avenida Beira Mar, e daí seguindo em direção a Praça de Eventos, chegando novamente ao Terminal Rodoviário.

Uma outra aberração é que mesmo possuindo duas plataformas reservadas para estacionamento de ônibus, estes fazem questão de se fixar nas vias paralelas ao Terminal Rodoviário Jorge Almeida Lopes, localizado a Praça Nossa Senhora do Carmo. A administração municipal não tem conseguido exercer sua autoridade de estabelecer os locais de estacionamento para embarque e desembarque e quando estes encontrarem-se em caráter ociosos, terem um ponto de fixação, que poderiam ser a Praça de Eventos ou Avenida Propriá – seria o óbvio, já que em Aracaju eles não ficam estacionados no Terminal Luiz Garcia aguardando sua vez de embarcar passageiros para seguir em direção ao seu destino.

Preocupado e sensibilizado com esta situação, o promotor de Justiça da comarca de Japaratuba realizou em 27 de janeiro uma Audiência Pública para discutir transporte e trânsito e tem uma nova agendada para o dia 24 de fevereiro, quando serão discutidos pontos como: criação através de Lei Municipal de um Departamento de Transportes e Trânsito que funcionaria junto a estrutura da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Transportes, regulamentação, concessão, licencia e autorização de transportes de passageiros no âmbito do município de Pirambu e seus respectivos povoados.

Indispensável diz que as práticas, usos e abusos da Via Norte serão levantados pelos usuários do sistema que devem se fazer presentes na Audiência Pública marcada para acontecer a partir das 08h30min na Sala de Audiência da Promotoria de Japaratuba, da qual faz parte o município de Pirambu. Estaremos presentes a este momento de tamanha importância e que discutirá um assunto da maior gravidade.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS