21 de set. de 2009

Patrício Lessa: uma ILHA de audiência

Diversidade, criatividade, interatividade através dos microfones da Ilha FM de Propriá
Por Claudomir Tavares * | claudomir@infonet.com.br


Patrício Lessa é um comunicador que tem impresso seu nome na História da radiofonia sergipana. Com uma voz cativante, um sorriso contagiante e uma empatia que contagia seus ouvintes, ele está na rádio Ilha FM (102,9 MHZ) da cidade de Propriá em uma variedade de horários. De segunda a sexta-feira, Patrício está no ar através de três programas sequenciais. A partir das 15 horas el assume o comando do ‘Show da Cidade’, levando uma variedade de música aos seus ouvintes. O programa estende-se até às 15 horas, quando Patrício passa a apresentar o ‘Top 10’, uma seleção das mais pedidas na Programação da Ilha durante todo o dia.

A grande coqueluche da cidade, que tem feito eco no Baixo São Francisco é o Programa ‘Momento de Amor’, uma agradável surprese que tem levado o jovem locutor a condição de uma unanimidade entre a grande legião de ouvintes. “Neste momento toco flash back nacional e internacional, acompanhado de versos romântico de pensadores famosos e de autores desconhecidos”, disse Patrício. “É um programa que sinto que agrada muito aos ouvintes. Por ser no início da noite dá pra relaxar legal”, completa Lessa.

No sábado Patrício retorna aos estúdios da Ilha FM para apresentar mais dois programas. Das 14 às 17 horas vai ao ar o ‘Brega Total’. Ele passa a ‘pilotar’ o programa a partir das 15 horas. De acordo com o internauta Júnior Silva “o termo brega é um gênero musical de cunho popular de origem no Brasil. A denominação, originalmente de cunho pejorativo e discriminatório, foi entretanto sendo incorporado e assumido, perdendo parcialmente com o tempo esta acepção. O brega tradicional é característico pela música com melodias fortes, geralmente tratando de temas como declaração de amor, casamento, traição, desilusões amorosas, entre outros assuntos correlatos. Muitos artistas usam o brega num viés humorístico geralmente com letras de duplo-sentido ou fazendo sátira do cotidiano. O nome "brega" é motivo de controvérsia no meio musical. Muitos artistas rejeitam esse rótulo, outros assumem com maior facilidade”, conclui ele.

A partir das 17 horas, estendendo-se até às 22 horas vai ao ar o Programa ‘Faixa Livre’. Patrício comanda a primeira parte do programa, comunicando até às 20 horas. O faixa livre é um programa de pauta livre no sentido amplo da palavra, sendo sua produção marcadamente pela variedade de ritmos. “A minha maior característica é a animação, gosto de dar ritmo aos programas, gosto de animação, mas quando precisa ser romântico também estou pronto”, descreve Patrício. Totalizando os dois programas, ele terá permanecido na emissora por cinco horas ininterruptas.

:: Domingo na Ilha

“Sábado e domingo é só pauleira! Brega Total no sábado e Farofa no domingão são os destaques”, disse Lessa que passa o domingo literalmente na Ilha, ao comandar o ‘Farofa’, o mais diversificado programa da emissora, que vai ao ar das 11 às 17 horas. “Gosto muito do que faço e estou sempre muito feliz quando entro no ar mesmo quando não está tudo bem não deixo passar meus problemas pra ninguém aqui não é lugar pra tristezas”, disse ao revelar que não há cansaço diante da extensa carga de horário, e sim a satisfação do dever cumprido.

:: Repertório

Patrício não centraliza a responsabilidade, até porque divide o sucesso com seus ouvintes: “gosto de dividir a responsabilidade do repertório com os ouvintes, atendo todos de forma igual, pois, tenho muito carinho por eles, sempre os trato com muito respeito, gosto de dar atenção as pessoas”, disse. “Acho que por isso tenho sido admirado por eles”, completa.

:: Um locutor antenado

Com uma variedade de programas e horários, Patrício Lessa teria que provar sua competência para a alta direção da emissora e, principalmente, para a grande legião de ouvintes, que lhe dá uma das maiores audiências da radiofonia sergipana. “Estou sempre tentando me atualizar pra trazer novidades para o meu público”, revelou. “Sei que tenho limitações, mas tento superá-las com muita dedicação e esforço”, conclui Lessa.

Este matéria foi sugerida, ainda que de forma involuntária, por um grupo de estudantes do Colégio Estadual ‘Joana de Freitas Barbosa’ (Polivalente), quando ouvimos comentários elogiosos a Patrício Lessa no intervalo de uma aula de Cultura Sergipana para estudantes do 3º Seriado C (Vespertino).
_______________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor do CE Estadual Joana de Freitas Barbosa na cidade de Propriá e admirador do locutor/comunicador Patrício Santos Lessa.

Um comentário:

andreza disse...

Adoro o programa apresentado por esse grande locutor Patricio lessa é muita animação, divertido todo!
romantico agradavél. parabéns patricio e continui assim sou sua fã!

TODAS AS NOTÍCIAS