8 de dez. de 2009

Aguilhadas está em festa

No dia de Nossa Senhora da Conceição, prossegue novenário iniciado na última sexta-feira, prosseguindo até o próximo final de semana
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


Dentro do calendário sócio-cultural e religioso de Pirambu, está reservado no mês de dezembro um dos momentos mais fortes da devoção, fé e religiosidade popular. A comunidade do povoado Aguilhadas, uma das mais identificadas com suas raízes e com suas origens, celebra com bastante efervescência a Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade.

O novenário teve início na última sexta-feira, 04/12, no Clube Social que leva o nome de uma das mais queridas personagens que viveu naquele local, a saudosa ‘Dona Santa’, para onde até o dia 13 aluirão não só os católicos, moradores de Aguilhadas, mas aqueles que aguardam com ansiedade esta dada do ano para renovar sua fé em Nossa Senhora da Conceição, bem como rever os amigos, irmãos e povo simpático do lugar. É um momento em que aqueles que estão distantes (hoje não tanto, em função da facilidade do deslocamento) retornam ao povoado para ‘beber um pouco daquela água inigualável’, diz um popular.

:: Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição

Na noite de hoje, 08, data consagrada a padroeira, uma Missa será celebrada no povoado. O novenário estende por toda esta semana, indo até o próximo sábado, quando teremos um leilão, cujos recursos arrecadados serão revertidos para as obras que estão erguendo a nova igreja de Nossa Senhora. Já no domingo, teremos Missa e Batizados, em solenidade que será presidida pelo padre Natalle Brambilla, recém empossado pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. A tarde as atenções se voltam para a Procissão que conduzirá pelas ruas dos povoados (Aguilhadas, Areinhas, Pau Pombo, Caatinginha e Mero) a imagem da padroeira, acompanhada por outros santos da igreja e convidados.

:: Homenagens

Dentro da programação de lazer, anualmente é realizado um Torneio de Futebol, que reuniam as equipes do Santa Cruz e clubes convidados de Pirambu, São José e outras comunidades. A experiência dos anos anteriores, tem demonstrado que um torneio demanda muito tempo e exige dos organizadores uma maior presença. Como estes estão envolvidos com a realização de outras atividades, a exemplo do leilão, ficou definitivo que serão realizadas duas partidas, sendo que na preliminar jogam os veteranos do Santa Cruz, equipe que no passado reuniu craques como Pancadinha, Everaldo, Lúcio, Capitão, Som, Bão e outros, que enfrentam os veteranos do Guarany, da cidade do Guarany, equipe que marcou época com Geniro, Ary, Zito, Baiá, Pituca, Duda, Iran, Carlinhos, e outros iguais.

Assim, alguns destes atletas, acrescidos de outros, se enfrentam num jogo que terá a duração de dois tempos de 25 minutos, estando em disputa o Troféu “Seu Guilherme”, um ser humano de valor inigualável e que pela forma como tratava as pessoas e recebia retribuição de carinho, torna-se desnecessárias maiores apresentações. Já as equipes de futebol contemporâneas, disputam na partida principal o Troféu “Jailton do Deso”, aquele que é uma unanimidade, trata-se do maior desportista de Pirambu no Século XX. A organização e idealização da nova proposta, novo formato de atividade de lazer da Festa da Padroeira de Aguilhadas, tem a frente os desportistas Valter (presidente do Guarany) e Jackson Rabelo (um dos entusiastas do Santa Cruz), e que graças ao seu empenho, junto aos seus conterrâneos, transformou esta equipe na mais forte do município de Pirambu, levando a conquista do Campeonato de Futebol Amador 2009.

:: Shows musicais

A prefeitura municipal de Pirambu, parceira da organização da festa, garantiu para animação da programação social a banda “Rojão Diferente” (forrozão) e “Um toque a mais” (arrocha, brega, etc). Segundo o músico Luiz Teles, “estamos vendo uma atração para a sexta-feira, atendendo a pedidos da comunidade de Aguilhadas”, informa. Uma das atrações populares daquela festa é a própria organização da comunidade, que se mobiliza e formam os grupos “Os Quedrados” (formado pelos homens) e “As Atrevidas” (grupo de mulheres), montando barraca, onde estão as bebidas e tira-gostos frutos de cotizações. Indispensável dizer que xepeiros não serão bem vindos, mas que algumas exceções sempre encontram uma boquinha.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS