31 de dez. de 2009

Há dez anos, Panamá retomava controle do canal

EUA controlava hidrovia que liga Atlântico ao Pacífico e é crucial para o comércio marítimo


Há dez anos, em 31 de dezembro de 1999, os Estados Unidos repassaram ao governo panamenho o controle do Canal do Panamá, que liga o Atlântico ao Pacífico. Com 82 quilômetros de extensão, a hidrovia atravessa todo o país e é considerada um dos maiores feitos da engenharia moderna.

A construção do canal foi concluída em 1913, após mais de dez anos de obras. A passagem entre os dois maiores oceanos do mundo era de importância estratégica, especialmente para os Estados Unidos e os demais países ocidentais, tanto no campo comercial quanto no militar. Através dela, as embarcações evitavam ter que contornar toda a América do Sul para passar de um oceano a outro.

O controle dos Estados Unidos sobre a Zona do Canal decorreu do apoio americano aos rebeldes panamenhos, que em 1904 proclamaram sua independência da Colômbia e "venderam" o canal por US$ 10 milhões. Em 1977, o então presidente americano, Jimmy Carter, assinou os Tratados Torrijos-Carter, que previam a cessão gradual do controle do Canal do Panamá aos panamenhos.

A transição foi concluída em 31 de dezembro de 1999. Desde então, o Canal do Panamá vem quebrando recordes de tráfego e arrecadação. Hoje, ele constitui uma das principais fontes de renda do país.

Fonte: R7 - Em: 31/12/2009

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS