10 de dez. de 2009

Aquecimento Global: Queimadas e desmatamentos são os maiores vilões

Dados colocam o Brasil entre os maiores emissores de CO2 na atmosfera
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

Ao longo da História da Humanidade, o fogo tem fascinado gerações de homens, desde o Australopithecus, passando pelo Homem de Neanderthal, ao atual Home Sapiens. É entre os elementos (os demais são Água, Terra e Ar) aquele que mais fascina os povos em todo o mundo. Apesar de sua importância (o que seria de um churrasco sem o fogo, como iríamos nos aquecer diante do frio?), tem sido cada vez maior a sua utilização de forma irracional, o que tem provocado danos irreparáveis a camada de ozônio e se o mesmo não for contido, teremos o aquecimento da Terra em níveis insuportáveis, o aumento das calotas polares e o conseqüente aumento das águas dos oceanos.

No Brasil, associadas as queimadas, o desmatamento tem sido os dois maiores vilões para aumentar a emissão de calores, em sua decorrência. Isso tem sido verificado não em apenas regiões como a Amazônia, Pantanal, mas em todo o país, e nossa região não foge a regra. Em Sergipe, as queimadas, utilizadas como elemento de manejo do solo, ou para a catação de guanhamum e outros crustáceos, como é o caso de Pirambu, tem causado prejuízos também a outras atividades econômicas, como a produção de abelha e a confecção de esteira.

Fruto de ações da sociedade, através de suas organizações vivis, como a Associação dos Apicultores do Vela do Japaratuba, da sensibilidade do Ministério Público, estas agressões tem sido diminuída, mas muito distante de chegar ao fim. “A princípio defendemos medidas sócio-educativas para quem pratica estes crimes”, diz o presidente da APIVALE, Antônio Edson Barreto.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS