5 de dez. de 2009

Projeto de Educação Patrimonial leva estudantes a Pedra de Nicó, em Pirambu

Na região do Vale do Japaratuba, entre Aguilhadas e o Bebedouro, está um dos mais completos conjuntos para estudo da Sociedade e Cultura de Pirambu
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


Estudantes das 8ªs séries A, B e C da Escola Municipal ‘Mário Trindade Cruz’, maior escola da rede pública em Pirambu, participaram na manhã da última quarta-feira, 02/12, de uma Excursão Pedagógica dentro do projeto de Educação Patrimonial ‘Re-Conhecendo Pirambu’. A atividade consiste em levar os estudantes aos sítios históricos na sede do município e povoados e colocá-los a frente de monumentos, artefatos e elementos naturais cuja referência com nossa História se faz bastante presente.

Nesta etapa do Projeto que teve início em 1989, há 20 anos atrás e que na escola é desenvolvido desde o ano 2005, com o nosso retorno as atividades docentes depois de termos participado durante quatro anos da administração municipal (inicialmente como diretor de uma unidade de ensino e em seguida como diretor do Departamento de Cultura), os estudantes visitaram a Pedra de Nicó (região do Vale do Japaratuba localizado entre os povoados Aguilhadas e Bebedouro), distante 10 quilômetros da sede do município.

Lá, eles tiveram uma visão panorâmica do Vele do Japaratuba, vendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Carmópolis e Japaratuba. Em seguida visitaram a ‘Pedra Pré-Histórica’ (como se pedra não fosse pré-histórica), conhecendo depois a Igreja da Pedra, uma das mais antigas de nosso município, e que remonta ao século XIX. A igreja, já em fase de abandono, é um dos maiores testemunhos da História de Pirambu.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS