10 de dez. de 2009

Estudantes do Polivalente visitam o Sítio Histórico de Propriá

Projeto de Educação Patrimonial tem sido referência em todo baixo São Francisco
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br

Os estudantes do 3º Seriado do Ensino Médio do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Polivalente), o maior e mais representativo da rede estadual do baixo São Francisco, na cidade de Propriá, distante 98 km de Aracaju, foram as ruas hoje pela manhã em uma aula de Educação Patrimonial em que foram visitados pontos importantes do Sítio Histórico (conjunto de monumentos referenciais do centro da cidade).

A atividade constou de componentes curriculares das disciplinas História (3ºs A, B e C) e Cultura Sergipana (3º D, E e F), ministradas por nós naquela instituição, e marcaram de forma diferente o encerramento do ano letivo 2009. Do roteiro, constou visita a Praça Dom Antônio Cabral, onde estão edificadas a Catedral Diocesana, Hotel Imperial, Casarão da Rua da Palma, Prédio da Prefeitura (até 2004) e Casa Imperial (que hospedou o Imperador D. Pedro II em 1859). Depois, no Coreto, localizado atrás da Catedral Diocesana, os estudantes observaram o Prédio da Câmara Municipal, Prédio da Codevasf e Colégio Estadual João Fernandes de Britto.

Dalí, os estudantes desceram a Travessa Jonas Cardeal (Beco do Taboão), seguindo pela Praça da Estrela (João Fernandes de Britto), antigo Cavalheiros da Noite, seguindo até o Mirante do Velho Chico, entre as ruínas do Bar Mangaba ao desativado Beira Rio/Veleiros, no ponto da antiga ancoradouro da Balsa Propriá/Colégio (que funcionou até 1971). Em seguida, seguiram os estudantes pela Avenida Augusto Maynard, onde está localizado o Casario da Rua da Frente, parando em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, único em Propriá tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), seguindo para a Igreja do Rosário, onde depois de 1h30 minutos, a atividade de Educação Patrimonial foi encerrada.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS