16 de dez. de 2009

AMARAL LEMOS: Bodas de Prata da primeira 8ª Série

O ano de 2009 tem um sentido todo especial para escola estadual, com as bodas de prata da formação da primeira turma do antigo 1º Grau (atual Ensino Fundamental)
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

O ano de 2009 tem um significado todo especial para o Colégio Estadual ’José Amaral Lemos’, considerada historicamente berço cultural de Pirambu. Nestes últimos dias do ano letivo que se encerra estamos lembrando uma das mais belas páginas daquela instituição, que ficou marcada definitivamente na sua História, ao comemorar os 25 anos de concluída a primeira turma de 1º Grau (atual Ensino Fundamental) em nossa cidade.

Através deste pequeno texto, pretendemos homenagear aqueles ‘atores sociais’ que contribuíram para escrever esta que é uma das mais significativas passagens da História de Educação em Pirambu. Daqui teremos uma série de desdobramento, resgatando os papéis sociais de cada um em nosso sociedade 25 anos depois. Até março de 2010, quando a escola estará comemorando quatro décadas de existência levantaremos informações sobre cada um destes estudantes que ficaram marcados para sempre na História do Amaral.

Em 1981 o Grupo Escolar passava a se chamar Escola de 1º Grau ‘José Amaral Lemos’, com a implantação gradativa da segunda fase daquele nível de ensino, o que ano antes era conhecida como Ginásio (5ª a 8ª Séries). Até o ano de 1980 a escola oferecia apenas a modalidade conhecida como Primário (1ª a 4ª Série) ou Polivalente, hoje conhecida como Fundamental Menor ou Séries Iniciais, além da Pré-Escola (atual Educação Infantil). A Escola foi fundada em 11 de março de 1970 e iniciava sua segunda década de relevantes serviços prestados a educação em nossa comunidade.

Dirigia a escola a professora Selma Maria Silva Prado, tendo como secretária a professora Mirian Ferreira e constaram do elenco docente os professores Ademir dos Santos, Geniro dos Santos, Joanízia (in memorian), Lúcia Poncin, Maria Morais, Martha Maria, Tereza, Gilda Gomes, entre outras.

Os alunos que concluíram a 8º Série naquele ano de 1984, conforme relação que disponibilizamos abaixo, eram os seguintes:

1. Aelmo dos Santos Nunes (Bode)
2. Audaci dos Anjos (Dadá)
3. Cícero dos Santos
4. Claudomir Tavares da Silva
5. Edimilson Batista de Sena (Missinho)
6. Erinaldo de Carvalho (Nado de Gago) – In memorian
7. Gedalva dos Santos Anjos
8. Juarez Batista dos Santos (Di)
9. José Carlos dos Santos Ferreira (Carlota)
10. José Jucivaldo Ferreira Santana (Jucy)
11. Luiz Fernando dos Santos (Lulu)
12. Maria José Gonçalves (Nem)
13. Marly dos Santos
14. Nuzia dos Santos Moura
15. Paulo César Pereira Cardoso
16. Silvana dos Santos Teles
17. Valter Biriba dos Santos

Fica, portanto, este registro inicial, aceitando contribuições para eventuais e necessárias correções que se fizerem pertinentes.
___________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de História, Sociedade e Cultura Sergipana da rede pública municipal em Pirambu e estadual em Propriá. Depois de concluída a 8ª série na Escola Estadual José Amaral Lemos em 1984, retornou através de concurso público para a escola em 1988, desempenhando alí suas funções de 1988 a 2002 e de 2007 a 2008.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS