23 de dez. de 2009

..::: FIQUE DE OLHO: PT não tem moral para punir Vado de Gago

Ninguém no PT em Sergipe tem moral para neste momento exigir fidelidade a maior expressão política da oposição em Pirambu
Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br


De partido cuja espinha dorsal era a defesa dos interesses históricos e imediatos dos trabalhadores, o PT evoluiu para Partido dos Traíras, pelo seu passado recente de traição não só a sua História e princípios que nortearam sua fundação em 10 de fevereiro de 1980 (mas com origens em 1978 e 1979), como pelo abandono de suas principais lideranças, caciques, os chamados ‘capas-pretas’ aqueles que deram os melhores momentos de suas vidas, muitos deles, lágrimas e sangue. Essa afirmação só não é verdade no todo, pela existência de quadros como o senador Suplicy (SP), os deputados Iran Barbosa e Ana Lúcia (SE), os estudantes Elder Muniz e George Campos (Pirambu), nas pessoas dos quais ampliamos para seus aliados nestas instâncias (nacional, estaduais e municipais).

Na edição de domingo, 20/12 do Jornal da Cidade a coluna Periscópio abriu-se com este título: “Punição” e o seguinte texto “Alguns petistas compareceram à confraternização de fim de ano do PPS, na quinta-feira. Mas somente está sendo alvo de críticas e ameaça de punição, Vado de Gago, ex-candidato do PT à prefeitura de Pirambu. Lá, ele lembrou que foi desprezado pela cúpula petista na campanha eleitoral passada, quando seu partido apoiou o peemedebista José Nilton”.

Com relação ao jornal, este apenas cumpriu a tarefa de noticiar. Já com relação aos beicinhos dos querem enquadrar Vado de Gago por ter participado de uma festa de confraternização do PPS realizada na última quinta-feira, 17/12, na Orla do Bairro Industrial, deviam ter manifestado a mesma disposição de enquadrar o traíra Deda chagas, inimigo número um dos trabalhadores e do povo sergipano, pelo desastroso governo que realiza e pelo comportamento que tem protagonizado nos últimos três anos, que numa prova inequívoca de traição imperdoável subiu no palanque do principal adversário do PT em Pirambu, José Nilton, do PMDB.

Ex-candidato a prefeito de Pirambu, Vado de Gago é a maior expressão da oposição em Pirambu e tem autonomia e legitimidade para apoiar qualquer candidato, desde que este não seja o traíra Marcelo Deda, aí, sim, seria um ato de traição aos mais 2.613 votos que votaram não só em Vado (a quem os votos foram depositados nominalmente), mas ao conjunto de forças que acreditaram no projeto por ele liderado. Traição seria Vado de Gago não retribuir os votos ao pré-candidato a governador Nilson Lima (PPS), que em função de seu apoio declarado, lhe custou a exoneração da secretaria de estado da Fazenda e ao rompimento de uma “amizade” (e Déda tem amigos ou aliados?) que datava da fundação do PT, nos tempos de quando ambos estudavam na UFS.

Vado está certo e o PT de Pirambu já deu uma resposta política ao traidor Marcelo Déda quando nas eleições internas, ocorridas em 22 de Novembro de 2009, impuseram uma derrota flagrorosa a sua chapa por 85,15% contra 14,81% dos votos válidos, sendo esta a maior derrota proporcional em Sergipe. A traição de Déda foi reprovada pelo povo de Sergipe quando no Verão Sergipe realizado no início de 2009, proporcionou a maior vaia jamais levada por um governador em nosso estado: uma vaia do tamanho de Sergipe.

Ninguém no PT de Sergipe tem moral política, legitimidade para tentar enquadrar Vado de Gago ou qualquer um dos cerca de 150 filiados do PT de Pirambu, que estariam dando uma prova de falta de amor próprio se votassem em quem lhes apunhalou a tão pouco tempo. Os petistas de Pirambu, entre os quais se incluem Vado de Gago, Badinho, Sandro, Elder Muniz, devem fazer um exame de consciência e, se não votando em Nilson Lima (caso este venha se candidatar a qualquer cargo em 2010), mas se abstendo do voto pata quem em 2010 lhe propuseram uma das maiores traições da História Política de Sergipe, condenada nos quatro rincões de nosso estado.


:: Gagos e Moura juntos?

Causou estranheza a nomeação do jovem Evaldo de Carvalho Neto, vulgo Fumaça, para um cargo comissionado no Tribunal de Contas, presidido pelo ex-deputado estadual Reinaldo Moura, pai do ex-prefeito de Pirambu e atual deputado estadual André Moura, adversário (ou não de Evaldo de Carvalho, o Gago e de Evaldo de Carvalho Filho, o Vado de Gago). Segundo informações que podem ser confirmadas na folha de pagamento daquela corte de contas e conforma ainda carga horária do quadro funcional, ele dá expediente de segunda a sexta-feira, das 08 às 13 horas. Com relação ao ato legal, é uma prerrogativa de quem de direito efetuar as nomeações, mesmo estando aquela casa na incumbência de exigir a nomeação de funcionários para cargos públicos exclusivamente por concurso público. Já com relação ao ato moral, façam vocês mesmos seus juízos de valores. De nossa parte, cumprimos apenas o papel de noticiar, atendendo a insistentes apelos de nossos leitores.

:: Avaliação dos mandatos I

Concluído o primeiro ano da atual legislatura na Câmara de Vereadores, alguns questionamentos se fazem necessários para se avaliar a atuação dos nossos parlamentares. Quais os papeis dos vereadores José Luiz (DEM) e Sandro (PT), eleitos pela oposição e com comportamentos vacilantes, muitas vezes votando piamente com a orientação da situação, desobedecendo as orientações de suas respectivas representações partidárias. Por que o vereador Claudinho (PDT), eleito pela situação, com a aquiescência da primeira dama Dolores Barreto, presidente municipal do seu partido, migrou de repente para as hostes da oposição, fazendo parte da bancada que recebe orientação do ex-prefeito André Moura (PSC).

:: Avaliação dos Mandatos II

Onde está a fidelidade partidária, que não se configura desobediência apenas com a mudança de sigla, mas a votação contrária a orientação política. Já o vereador Toinho de Jurandir, tem feito críticas pontuais a administração municipal, mas, sintonizado com o prefeito, não tem dado a resposta quando é chamado a votar em projetos cujos prejuízos a população são inconcebíveis, como o aumento dos salários de prefeito, vice-prefeito e vereadores (legislando em causa própria), Projeto do Calote (aquele que desobriga a administração municipal de cumprir ação trabalhista tramitada e julgada), além de garantir a tramitação com seus votos nas comissões de projetos como os que permite a contratação temporária, uma aberração contra a democracia ao serviço público.

:: Professores em alerta

Professores de Pirambu estão em estado de alerta diante da possibilidade de envio a Câmara Municipal de Projeto que retira direitos históricos e inalienáveis, como o fim da redução da jornada de trabalho por tempo de serviço. A proposta partiu da cabeça da secretária municipal de Educação, Lourdes Gouveia, mas parece que o prefeito José Nilton (PMDB) e a Câmara Municipal parece dispostos a corrigir este ato que seria uma espécie de ‘pau-na-moleira’ de quem faz a educação pública neste município.

:: Reforma do secretariado

Está para acontecer nos próximos dias (ou meses) mais uma reforma do secretariado do prefeito de Pirambu, José Nilton (PMDB). Ele o fazendo, atenderá reivindicações de aliados e o clamor da sociedade pirambuense que busca um redirecionamento de sua gestão e uma virada, acreditando que ainda é possível salvar o que em 2009 não proporcionou os avanços preconizados em palanque em 2008.

:: O Nepotismo voltou

O professor Francisco de Assis, presidente do PPS, reagiu diante da nomeação do presidente municipal do PMDB, Rafael Marinho, filho do prefeito José Nilton (PMDB) que assumiu em novembro a secretaria municipal de Obras e Urbanismo. Segundo ele, “o nepotismo voltou a se instalar na administração municipal, e pensar que este havia sido proibido através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) quando era prefeito Juarez Batista dos Santos em 2007, depois da avalanche de denúncias que viriam a retirá-lo do mandato”, indignou-se.

:: Buraco da Procissão

Ainda de acordo com Assis, o secretário afirmou que irar ‘tapar’ o Buraco da Procissão em Maribondo, mas que esta iniciativa ela já tomou “através de uma indicação do deputado estadual Garibaldi Alves (PMDB), que teve uma indicação de sua autoria aprovada na Assembléia Legislativa”, acrescentou. Da mesma forma, disse Assis, “através de apoio do deputado Garibaldi, iremos garantir a construção de casas populares no povoado Alagamar”, completou.

:: Padre Jideilton comemorou

Atualmente atuando como padre substituto na paróquia de Pacatuba, cujo titular, Padre Fábio, teve que submeter-se a uma intervenção cirúrgica, o Padre Jideilton Lima vibrou com a vitória do jovem Elder Muniz, eleito presidente municipal do PT de Pirambu em 22 de Novembro de 2009 ao obter mais de 85% dos votos. “É a garantir de um jovem na direção de um partido estratégico para as transformações sociais que ainda precisam ser feitas nesta cidade”, descreveu em tom de contentamento o padre que é hoje uma referência e uma liderança política, popular e social em nossa cidade.

:: Ainda não digeriu

Alguns ainda filiados ao Partido Verde ainda não digeriram o processo democrático que em 2008 proporcionou uma aliança política e eleitoral entre o PT, o PV, o PHS e o PSL, formando a aliança “Pirambu para Todos”, através da chapa Vado de Gago (prefeito) e professor Claudomir (vice-prefeito). De forma injustificável, e atentando contra as orientações do IV Encontro Municipal (novembro de 2007) que vetava toda e qualquer aliança com o PMDB, o DEM e seus satélites, tentaram levar o partido para os braços do candidato Zé Nilton, o que não ocorreu graças a presença da Executiva Estadual, que alertou para a quebra do princípio da democracia partidária, votando eles por unanimidade da Convenção Municipal que autorizou a composição da aliança. Dentro das resoluções do V Encontro Municipal (novembro de 2008), a Executiva Municipal tomará uma posição política para enquadrar aqueles que se recusam a acatar o resultado de uma decisão política das instâncias imediatamente superiores.

:: De que lado estão?

“Ou você está do lado de quem lhe elegeu, ou está contra ele”. Assim descreveu um popular aos vereadores que, na Câmara Municipal posam de bom moço, mas que nas votações estratégicas tem cravado suas posições para consagrar os projetos empurrados goela abaixo pela administração municipal contra os servidores e, por extensão ao povo de Pirambu. “É legítimo que você se assuma partidário incondicional do prefeito como fazem Juarez de Deus e Ivan Biriba (PMDB), mas é hipocrisia você dizer-se independente, e fazer o jogo oportunista do poder”, completou o analista que preferiu preservar sua identidade.

:: Verdes antecipam primeira reunião de 2010

Prevista para acontecer em 06 de Março, a primeira reunião do Partido Verde de 2010 será antecipada para o mês de janeiro. A data e o local serão informados nos próximos dias aos membros da Comissão Executiva Municipal. Na pauta, questões políticas, administrativas e financeiras, inadiáveis.

:: São José ganha ponto de Cultura

A partir de uma iniciativa do deputado federal Iran Barbosa, o povoado São José da Caatinga, no município de Japaratuba, foi contemplado com um Ponto de Cultura, que terá local no Centro Social Affonso de Oliveira (CSU), cuja entidade, Ação Social Professora Elizabete, será a mantenedora do PC. Só está dependendo do aval da prefeita Lara Moura (PR), a quem cabe o Sinal Verde e legitimidade de quem está a frente da administração municipal para vir os recursos. Pleitos estão sendo feitos junto ao engenheiro Giceno Menezes Lopes (Ceno), secretário municipal de Captação de Recursos, para interceder junto a prefeita e o seu grupo, uma vez que não acreditamos que divergências políticas possam ser maiores que a grandeza de quem faz a administração e o CSU e o alcance social desta emenda que disponibilizariam R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) para a concretização deste que é sonho não apenas do povoado São José, mas de toda Japaratuba e por extensão, a todo o Vale do Japaratuba.

:: Site e Blog em um único local

Desde o início do mês de dezembro, o nosso Ste (http://www.claudomir.com.br) e Blog (http://claudomirtavares.blogspot.com) estão sendo acessados de um único endereço. Na página inicial do Portal Tribuna da Praia você encontra um Banner Claudomir Tavares | Site Oficial que lhe conduzirá ao Blog (o site deverá retornar a operar em 10/02/2010) com informações produzidas por nós ou sobre nós.

:: Mural de Recado:

“Bom dia Claudomir e todos os leitores da Tribuna da Praia. Quero cumunicar que a Festa de Bom Jesus dos Navegantes de nossa cidade acontecera no dia 02 de janeiro de 2010 com procissão terrestre e marítima. Certo de sua atenção desde ja a comunidade católica de Pirambu agradece a divulgação da Tribuna da Praia” (Jean Carlos)


:: Ultrapassamos os 1000 acessos em junho de 2004

Durante o mês de julho de 2004, um número de 927 leitores acessaram a Tribuna da Praia, uma média de 29.9 dia. Somados os 1774 de abril, maio e junho, atingimos um total de 2701. Atualmente a nossa freqüência diária oscila entre 3 a 5 mil acessos. Nas próximas edições, informaremos a freqüência nos meses seguintes.

:: Frase do dia:

“Os homens esquecem mais cedo à morte de um pai do que a perda do patrimônio.”
(Nicolau Maquiavel)

:: Anteriores:

23/12/2009 – PT não tem moral para punir Vado de Gago
03/12/2009 – Projetos polêmicos dominam os debates na Câmara de Pirambu
19/11/2009 – Eleições definem futuro do PT em Pirambu no próximo domingo
15/11/2009 – Toinho de Jurandi eleito presidente do Ilariô de Pirambu
14/11/2009 – Eleitos os novos membros do Comitê do Rio Japaratuba
11/11/2009 – Professores aceitam reduzir Regência de Classe de 40 para 16%
10/11/2009 – Santa Cruz sagra-se Campeão Amador de Futebol em Pirambu
02/11/2009 – Rogério Carvalho? Nem com reza braba!
27/10/2009 – 1ª Conferência Intermunicipal de Educação do Baixo São Francisco
23/10/2009 – Professores de Pirambu entram em greve por tempo indeterminado
19/10/2009 – Paulo Britto pode renunciar e Zé Américo assumir prefeitura de Propriá
16/10/2009 – Príncipe Imperial do Brasil visita cidade de Propriá neste sábado
11/10/2009 – Vereador Aelson Santos preocupado com falta de apoio as ações da UNIT
09/10/2009 – Papagaio come milho, periquito leva a fama
05/10/2009 – Carlos Amaral renuncia supersecretaria
02/10/2009 – Juci Santana – eficiência, competência e dinamismo a frente da SEFIN ...
30/09/2009 – Rui Brandão: um vereador cujo mandato está a frente do seu tempo
24/09/2009 – Ocupantes do Reinaldo Moura devem desocupá-lo até o dia 14...
23/09/2009 – Américo imprime seu ritmo em Propriá
22/09/2009 – Pe Geraldo foi contratado para tirar os pecados do governo Déda
31/08/2009 – Quem será o novo presidente do PT em Pirambu?
18/08/2009 – Nada mais parecido com um João ou Albano que um Déda no poder

PSIU: Acesse o nosso Site: http://www.claudomir.com.br
___________________________________
* A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS