4 de fev. de 2010

Ano letivo começa segunda-feira em Pirambu

Pelo Calendário aprovado, as aulas vão até 17 de dezembro, com três sábados letivos
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net

Professores da rede municipal de Pirambu estiveram reunidos nos dias 02 e 03 de fevereiro para planejar o início do ano letivo 2010. As reuniões aconteceram nas instalações da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, na sede do município e foram divididas em dois momentos. Na terça-feira, 02, reuniram-se os professores das escolas localizadas nos povoados sob a coordenação da professora Maria de Lourdes Cardoso Golveia, secretária municipal de Educação, enquanto na quarta-feira, 04, reuniram-se os professores da Escola Mário Trindade Cruz, sob a coordenação da professora Sônia Maria Santos, diretora da instituição.

Num segundo momento, os professores das respectivas escolas, incluindo a Leonor Barreto Franco, também da sede do município, acontece nas respectivas instituições onde serão distribuídas as turmas, promovem seus planejamentos específicos. Pelo Calendário Acadêmico 2010, as aulas terão início na próxima segunda-feira, 08, serão interrompidas para o período carnavalesco e retornam no dia 18. Elas vão até o dia 17 de dezembro, tendo três sábados letivos em 08/05, 21/08 e 20/11. A instituição irá promover projetos pedagógicos globais, como “Dia das Mães”, “Festas Juninas”, “Folclore” e “Feira de Ciências”, além dos “Jogos Internos”. Projetos específicos serão elaborados e levados adiantes pelos respectivos professores, disciplinas ou conjunto deles.

A professora Sônia Santos, diretora do Mário Trindade anunciou a aquisição de equipamentos eletrônicos, imobiliário, o retorno da Sala do Professor para o local de origem, o quadro de professores, inclusive a necessidade de convocar novos profissionais, o número de alunos e respectivas quantidade de turmas. Verificou-se que, mesmo com o não oferecimento do Ensino Médio, cujo ciclo tornou-se gradativo desde 2008, a matrícula tornou-se estável. Serão três turmas de 1º Ano (já na modalidade do ensino com o 9º Ano do Ensino Fundamental que em 2010 vai para o segundo ano de implantação), quatro de 2º anos, três de 3º séries (daí em diante, ainda na modalidade de ensino de oito séries), três de 4ª séries (todas elas pela manhã), quatro de 5ª séries (sendo três pela tarde e uma pela noite), três 6ª séries (sendo duas pela tarde e uma pela noite), duas 7ª séries (sendo uma em cada turno: tarde e noite), três 8ª séries (sendo uma pela tarde e duas pela noite), além de uma quantidade de turmas ainda indefinidas, devendo ser duas pela tarde e cinco pela noite, cuja confirmação está condicionada a procura que ainda não se confirmou em sua totalidade.

Além deste quadro, a escola manterá em funcionamento o Laboratório de Tecnologias Educacionais que será assumido por três profissionais do ensino, sendo um em cada turno, ainda estando faltando o deslocamento de um profissional. A escola irá construir um projeto de revitalização da Biblioteca Escolar, no sentido de otimizá-la e não constituir-se apenas em um depósito de livros. Além disso, a Sala de Vídeo também passará por uma reavaliação, para adequar-se as novas necessidades pedagógicas. Percebeu-se entre profissionais de ensino e direção institucional (a escola ainda não tem uma coordenação pedagógica, o que deve ser implantado ainda neste semestre), uma vontade inabalável de somação de esforços no sentido de construir coletivamente não uma escola de projetos, mas um projeto de escola.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS