27 de fev. de 2010

Governantes esquecem sesquicentenário da visita de Dom Pedro II a Maruim

Por Keizer Santos * | keizerse@yahoo.com.br

De acordo com a ata imperial da Câmara Municipal de Maruim, datada de 14 de janeiro de 1860 e disponível no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o então imperador Dom Pedro II visitou à casa legislativa na referida data, ou seja, há 150 anos.

[“Esta Câmara Municipal com o maior júbilo jamais esquecerá este memorial dia de hoje; este dia feliz e venturoso, em que teve a distinta honra de ver aqui o augusto e adorado Imperador, o inédyto Monarcha Brasileiro, se dignou pela excessiva bondade de seu magnânimo coração vir a esta casa. Tanta honra, Senhor, um dia causará inveja aas futuras gerações!”]
Texto extraído da ata da Câmara Municipal de Maruim*

A Câmara Municipal tinha como presidente o vereador Gregório de Araújo Brasiliense e o acompanhava os demais vereadores: Manoel Pereira de França Marques, Manoel Moreira de Souza Macieira, José de Barros Mathias Pimentel, Joaquim Ferreira Santana, Antônio Muniz Teles de Menezes, José Rodrigues Vieira e Antônio Saturnino de Lima Cortes.
Por onde o casal real passava o povo se ajoelhava, atirava flores e beijava as suas mãos. Segundo o escritor Acrísio Tôrres Araújo**, D. Pedro II informava-se das necessidades locais, da agricultura, da indústria, sobretudo da educação.
Durante a visita de Dom Pedro II, Sergipe era governado por Manoel da cunha Galvão e para o desembarque do casal real, em 11 de janeiro de 1860, foi construída a famosa Ponte do Imperador, em Aracaju.
Mas, contrariando a História, a data foi esquecida pelos atuais governantes maruinenses, sem destaque algum. Ao menos fosse realizada uma cerimônia simples como aconteceu durante os 150 anos de emancipação política de Maruim, na gestão da então prefeita Ednalva Nascimento de Sena e Silva, em 05 de maio de 2004. O sesquicentenário da emancipação também foi lembrado pelo Governo do Estado, através do Secretário de Estado da Cultura, José Carlos Teixeira, que promoveu o lançamento da segunda edição do livro Traços da História de Maroim, de Joel Aguiar.
O BLOG DO KEIZER alerta que apesar da visita de D. Pedro II ser datada em 14 de janeiro, não é demais nossos governantes renderem congratulações, afinal, o ano de 2010 é o ano do sesquicentenário da visita de Dom Pedro II a Maruim.
_____________________________
* Keizer Santos é Bacharel em Administração c/ Habilitação em Recursos Humanos, na FASE (Faculdade de Sergipe); Especialista em Química pelo antigo CEFET-Sergipe (hoje IFS); Funcionário efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; Membro do Movimento Competitivo de Sergipe; Ex-candidato a vereador em Maruim, em 2008, pelo Partido Progressista (PP) e atualmente sem partido. "Vamos à luta! Afinal, a política é um instrumento de transformação social", afirma Keizer!

Fontes:
*CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da Cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994.
**ARAÚJO, Acrísio Tôrres. História de Sergipe. Aracaju.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS