26 de fev. de 2010

Propriá terá nova Biblioteca Pública


Será implantada em breve no município de Propriá, região do Baixo São Francisco, uma nova biblioteca pública, que irá funcionar no antigo prédio da secretaria municipal de Saúde, na Praça da Bandeira. De acordo com o secretário municipal de Cultura e Meio Ambiente, Martinho José da Silva, este é um sonho da atual administração que está se concretizando agora. A implantação da Biblioteca é uma ação de parceria entre a Prefeitura de Propriá (secretaria da Cultura e Meio Ambiente), Governo do Estado (Biblioteca Pública Epiphânio Dória) e Governo Federal (Ministério da Cultura).

Propriá não receberá somente uma biblioteca, mas também um telecentro. Isso permite que a população tenha acesso a um número maior de informações. “A Biblioteca hoje não é só um espaço para pesquisa e leitura, mas também para atividades de toda a natureza: lúdica, teatrais, oficinas diversas, exposições de artes e etc. A Biblioteca hoje é mais um espaço de cultura,

não só para a estudantada, como também para toda a comunidade”, disse Martinho José.
O secretário municipal de Cultura e Meio Ambiente acrescentou também que há mais de dez anos a biblioteca pública municipal foi desativa e por um tempo passou a funcionar de forma precária, mas nesta administração está havendo o resgate. “Assim que assumi a pasta de Secretaria de Cultura e Meio Ambiente, coloquei como um dos objetivos resgatar a Biblioteca Pública Dr Jessé Trindade, que há mais de dez anos está inativa e/ou sucateada e com local incerto”, destacou Martinho José.

O secretário afirmou ainda que o caminho foi árduo, mas está valendo a pena, tendo em vista que a população vai ganhar mais um espaço de cultura em Propriá. “Procuramos através do Ministério da Cultura mecanismos como projetos ou editais que pudessem nos dar suporte para um pedido de recuperação da Biblioteca e também procuramos participar de todos os eventos do Estado que discutia a situação das cidades que não tinham bibliotecas ou que as mesmas funcionavam precariamente. Foi aí que conseguimos um contato com os responsáveis do programa Livro Aberto (Biblioteca Pública Epiphânio Dória) e do Mais Cultura (Ministério da Cultura). Daí saiu o projeto”, completou.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS