10 de fev. de 2010

Prossegue XCVIII Festa de Nª Sª de Lourdes em Pirambu

Novenário termina hoje e anuncia para amanhã a grande procissão pelas ruas da cidade
Foto: Claudomir Tavares

Iniciada na terça-feira da semana passada, 02/02, as celebrações alusivas a XCVIII Festa de Nª Sª de Lourdes, padroeira da cidade de Pirambu chega a noite de hoje ao encerramento do novenário, que este ano tem como tema “Com Maria, queremos servir somente a Deus”. Durante estas noites tivemos missas celebradas por diversos padres do Estado, homenageando cada seguimento da população, como motoristas, pescadores, comerciantes, professores, crianças e adolescentes. A Igreja esteve repleta de fiéis, não só de Pirambu, mas de outras comunidades que vieram trazer sua homenagem a Nossa Senhora.

Amanhã, 11, dia da festa, as comemorações terão início às 6 horas com a alvorada festiva e ofício da Imaculada Conceição. Às 9 horas, missa solene e a primeira eucaristia das crianças, que será celebrada pelo padre Natale Brambilla, responsável pela paróquia do município. Às 16 horas acontece a procissão com a imagem da santa e demais padroeiros dos povoados de Pirambu pelas ruas da cidade e celebração eucarística com a participação de todas as comunidades rurais e seus padroeiros, presidida pelo padre João. A Festa de Nossa Senhora de Lourdes é o ponto alto do calendário religioso de Pirambu e marca os 10 anos de inauguração da nova Igreja que se deu quando da celebração do Jubileu dos 2 mil anos de nascimento de Jesus Cristo.

História

Na segunda semana de fevereiro a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Por 18 vezes, Nossa Senhora apareceu à Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França. As aparições tiveram início no dia 11 de fevereiro e se repetiram até 16 de julho de 1858. A virgem Maria manifestou-se à vidente com o título de Imaculada Conceição. É a virgem, concebida sem pecado, que nos traz o apelo à conversão, através da penitência e da oração. Desde 1858 o santuário de Nossa Senhora de Lourdes é visitado por numerosas romarias.

Os milagres e as curas são rigorosamente estudados por um comitê de médicos e especialistas. Bernadete Soubirous foi submetida a vários interrogatórios por parte de autoridades civis e eclesiásticas; as pessoas miraculadas foram e são rigorosamente examinadas até hoje. As conclusões a que se chegou revelam a veracidade das aparições de Nossa Senhora a Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, assim como dos numerosos milagres realizados por Jesus, por intercessão dela.

Anteriores:

08/02/2010 – Lourdes e Pirambu comemoram padroeira
02/02/2010 – Começa hoje a Festa de Nª Sª de Lourdes em Pirambu
30/01/2010 – CONVITE: Festa de Nª Sª de Lourdes

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS