5 de fev. de 2010

Escolas de Pirambu iniciam aulas depois do Carnaval

Escolas das redes municipal e estadual refazem calendário para dia 22 de fevereiro
Atualizada às 23:53hs

Previstas para a próxima segunda-feira, 08, as aulas das escolas das redes municipal e estadual em Pirambu só terão início no dia 22 de fevereiro de 2010. Para cumprir o ano letivo de 200 dias letivos, serão utilizados em seus respectivos calendários escolares, os sábados letivos, uma prerrogativa que cabe as escolas definir, segundo o que garante a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A Escola Municipal “Mário Trindade Cruz” passará por pequenos reparos e pinturas e as previsões mais otimistas é que ela seja entregue até o dia 22/02. Os professores já estiveram reunidos nos dias 03, 04 e 05 para elaborar os seus respectivos planejamentos individuais e coletivos. O Colégio Estadual José Amaral Lemos realiza entre os dias 08 e 10 de fevereiro a sua Semana Pedagógica, dias em que elabora a Agenda Pedagógica para o ano letivo 2010. Segundo sua diretora, a professora Tereza Cariri, “as aulas mesmo, só devem ser iniciadas em 22 de fevereiro”, informou.

Transporte e Merenda Escolar - A prefeitura municipal de Pirambu ainda não realizou a Licitação para contratação do transporte escolar que conduzirão os estudantes dos povoados das comunidades rurais a sede do município. Este processo deve ser transparente e não pode beneficiar proprietários de ônibus X em benefício de Y, via de regra, aliados políticos, como tem sido feito pela atual administração. Da mesma forma, que a licitação da Merenda Escolar ainda não foi efetuada e as aulas não podem e não devem ser iniciadas sem que a merenda esteja nos depósitos (aguardem matéria sobre estes locais) das respectivas unidades escolares.

Ônibus doado – A sociedade precisa ficar vigilante diante de uma denúncia que tem se tornado comum e pode ser averiguada por qualquer cidadão: o ônibus doado recentemente pelo Ministério da Educação (amarelo com faixa lateral preta) está fazendo indevidamente o transporte de estudantes de Pirambu para a capital, Aracaju. E o que é mais agravante. Transportando aliados do prefeito para trabalhar naquela cidade, o que É PROIBIDO. O ônibus doado pelo MEC é para o transporte exclusivo de estudantes DENTRO DO MUNICÍPIO, da sede do município para os povoados.

Nossa posição – Defendemos que o município de Pirambu (e os demais municípios sergipanos) garanta o transporte de estudantes universitários, estudantes de cursinhos (não de Ensino Médio, pois este é oferecido em nossa cidade pelo Amaral Lemos e podemos atestar, ser de excelente qualidade), ou cursos profissionalizantes e afins. E para isso, a administração municipal faça a devida licitação para contratá-los, mas não o faça utilizando o transporte doado com fins específicos.

:: Nova jornada de luta

Assembléia do SINTESE – Os professores da rede municipal estarão reunidos nesta segunda-feira, 08/02, em Assembléia Geral a ser realizada a partir das 10 horas, na Escola Municipal Mário Trindade Cruz. Na pauta a reação da categoria para derrubar o veto do prefeito José Nilton as emendas que blindavam a categoria contra as perseguições do poder público municipal.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS