8 de fev. de 2010

Uma nova secretária de Educação em Pirambu

Sociedade pirambuense aguarda com ansiedade o nome da nova secretária que iniciará o ano letivo 2010
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net

Profissionais do magistério, funcionários das escolas, estudantes e pais de alunos, a sociedade pirambuense em geral, aguardam com ansiedade, com grande expectativa o anúncio por parte do prefeito José Nilton de Souza (PMDB) do nome da nova secretária municipal de Educação que irá conduzir a pasta em 2010. Há na 'bolsa de aposta' dois nomes, ambos da mais alta aceitação popular, que podem vir a ocupar a mais importante pasta da administração municipal, não só pelo volume de recursos que administra, mas, principalmente, pelo papel social que desempenha: formar cidadãos!

Há uma pressão interna (vereadores, lideranças políticas, líderes comunitários, profissionais do magistério aliados do prefeito, etc.) e principalmente externa (pais de alunos, estudantes, professores, funcionários das escolas) para que esta nomeação aconteça antes (preferencialmente) ou depois do carnaval (no mais tardar), mas antes do dia 22 de fevereiro de 2010, quando o ano letivo deverá ser iniciado nas escolas que não o fizer no dia 08, o que daria condições mínimas para que a nova secretária possa montar a sua equipe, suas estratégias para recuperar a desastrosa política de educação que em 2009 obteve nota ZERO (a pior de Sergipe e disparada, a pior em 46 anos de história de município de Pirambu, 44 com autonomia administrativa).

O nome já teria sido escolhido pelo prefeito e aceito, com algumas condições, normais, entendemos (e nós já temos, mas preferimos não antecipá-lo nem revelar a fonte que nos assegurou, para que não o comprometa e esta não seque), estando o chefe do executivo estudando uma forma simpática de operar a substituição, fazendo uma transição fraterna. "Seria aconselhável que a atual secretária, para preservar sua biografia, pedisse exoneração, pois assim, as coisas resolver-se-iam de forma menos traumática", aconselhou a fonte.

Há ainda a possibilidade (remota, claro, mas real) do prefeito manter a atual secretária, em respeito a sua relação de amizade e carinho que tem com esta, mas aí a responsabilidade será toda, exclusiva dele e ninguém em sã consciência acredita que o sensato prefeito José Nilton esteja apostando na amplitude do desgaste (que já é tamanho) que pode irradiar-se para a totalidade de sua administração, que em 2010 pretende constituir-se no ano da virada.

:: ASSEMBLÉIA

Diante desta expectativa, professores da rede municipal de ensino estarão reunidos em Assembléia Geral convocada pelo SINTESE, logo mais, a partir das 10 horas, na Escola Municipal Mário Trindade Cruz. Na pauta: I – 1/3 e 1/6 de férias, II – Plano de Carreira, Distribuição de Carga Horária de Professores e III – O que ocorrer.

:: MÁRIO TRINDADE

Sendo a maior e mais representativa unidade de ensino da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz não pode nem deve, sob pena de perder sua autonomia preconizada pela Lei nº 9394/96 (LDB), está sob uma ditadura incutida goela abaixo pela ainda secretária municipal de Educação de Pirambu. As definições das ações administrativas e pedagógicas devem sim ser encaminhadas pela direção da instituição, em sintonia com sua equipe e o conjunto dos professores, aliás, uma conquista daquela instituição que tem procurado (e encontrado) solucionar seus próprios imbróglios. Nesta Assembléia os professores de Pirambu irão discutir este elemento extremamente perigoso: a perda da autonomia que nunca esteve tão acintosa como na atual gestão da educação, cuja titular da pasta age como se fosse uma Diretoria Geral, o que não é, nem de fato nem de direito.

:: NOVENÁRIO

Escolas municipais, estadual e particulares de Pirambu estão empenhadas em participar nesta terça-feira, 09, do novenário da 98ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes, cuja festa teve início na última terça-feira, 02 e estende-se até o dia 11, com missas celebradas por diversos padres do Estado, homenageando cada seguimento da população, como pescadores, comerciantes, professores, crianças e adolescente, entre outros. No dia da festa, as comemorações terão início às 6 horas com a alvorada festiva e ofício da Imaculada Conceição. Às 9 horas, missa solene e a primeira eucaristia das crianças, que será celebrada pelo padre Natale Brambilla, responsável pela paróquia do município. Às 16 horas acontece a procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade e celebração eucarística com a participação de todas as comunidades rurais e seus padroeiros, presidida pelo padre João. A edição deste ano terá como tema “Com Maria, queremos servir somente a Deus”.

:: AMARAL LEMOS INICIA SEMANA PEDAGÓGICA

Única escola da rede estadual em Pirambu, o Colégio José Amaral Lemos inicia na manhã de hoje sua Semana Pedagógica, encontro que reúne professores e funcionários para avaliar o ano letivo 2009 e planejar as ações pedagógicas que serão levadas adiante pela comunidade escolar em 2010. O Amaral Lemos, que em 2009 foi o grande vencedor dos XXVI Jogos da Primavera, obteve uma excelente aprovação de seus alunos e ex-alunos no Vestibular 2010 da Universidade Federal de Sergipe, beneficiado pela política de quotas, que veio corrigir uma distorção histórica existente no sistema de acesso ao ensino superior no Brasil. Como é que um estudante estuda a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio na escola particular, quer ter a prioridade de migrar para o Ensino Superior na universidade pública, enquanto que o estudante que estuda os três primeiros níveis de ensino na escola pública terá que fazer o caminho inverso? Neste sentido, a política de quotas veio para garantir a universalização do direito e o Amaral Lemos, que tem feito sua parte, conseguiu estabelecer-se neste sucesso obtido pelos alunos da escola pública em Sergipe.

:: LEI DE ANA LÚCIA BENEFICIA PROFESSORES

O governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, sancionou o projeto de lei de autoria da deputada Ana Lucia que institui a meia-entrada em estabelecimentos culturais para professores e especialistas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) da rede pública federal, estadual e municipal de ensino e professores da rede privada da Educação Básica. O projeto havia sido aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa ainda em dezembro, antes do início do recesso parlamentar. “O professor, no exercício do seu mister, colabora com a construção de valores e propicia o contato dos indivíduos em formação com novas perspectivas e, portanto, tem de estar em constante integração com a cultura, em todas as formas que esta se apresenta”, defende Ana Lucia. Segundo a parlamentar, na perspectiva de humanização, é imprescindível que além da formação inicial, responsável pelas condições e habilidades mínimas para o exercício profissional, o professor possua uma formação continuada, na qual o mesmo é chamado a conhecer a realidade e a refletir sobre a mesma, construindo, desse modo, o seu projeto pedagógico.

:: PREFEITURA NÃO PAGOU FÉRIAS A PROFESSORES

A prefeitura municipal de Pirambu frustrou as expectativas de 121 professores da rede municipal e não efetuou o pagamento de 1/3 de férias, a que tem direito estes profissionais do ensino, nem 1/6 de férias fruto de uma ação judicial. Estas são conquistas históricas da categoria, mas a administração municipal insiste em descumpria a lei, sem que uma punição mais severa lhe seja aplicada. Espera-se uma reação por parte dos professores, o que deve acontecer nos próximos dias, com o retorno das atividades sindicais do SINTESE em nosso município. Desse modo, os professores da rede municipal só devem iniciar as aulas quando receber 1/3 e 1/6 de férias a que tem direito e que a administração municipal ainda não sinalizou para o efetivo pagamento (comentários dão conta de que a administração municipal aguarda a primeira parcela do FPM que entra nos cofres dia 10 de fevereiro, uma vez que os recursos em conta no momento são insuficientes para efetuar o pagamento da totalidade dos professores).

:: VETO AS EMENDAS

Mesmo aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal em 29 de dezembro de 2009, emendas ao Projeto de Plano de Carreira e Remuneração do Magistério, e que protegiam os professores de possíveis perseguições por parte do Executivo Municipal, foram vetadas pelo prefeito José Nilton de Souza (PMDB), atendendo uma orientação da intransigente secretária municipal de Educação, Maria de Lourdes Cardoso Gouveia, cuja gestão obteve nota ZERO em votação feita pelo SINTESE entre os professores da rede municipal. Aguarda-se que, no início do Ano Legislativo, os parlamentares confirmem seu voto e derrubem o veto do prefeito Nilton, sob pena de comprometer a independência do parlamento municipal e permita que a falta de democracia e liberdade se implanta nesta administração, que tem sido extremamente danosa ao magistério municipal.

:: ANO LETIVO SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

Previstas para a próxima segunda-feira, 08, as aulas das escolas das redes municipal e estadual em Pirambu só terão início no dia 22 de fevereiro de 2010. Para cumprir o ano letivo de 200 dias letivos, serão utilizados em seus respectivos calendários escolares, os sábados letivos, uma prerrogativa que cabe as escolas definir, segundo o que garante a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A Escola Municipal “Mário Trindade Cruz” passará por pequenos reparos e pinturas e as previsões mais otimistas é que ela seja entregue até o dia 22/02. Os professores já estiveram reunidos nos dias 03, 04 e 05 para elaborar os seus respectivos planejamentos individuais e coletivos. O Colégio Estadual José Amaral Lemos realiza entre os dias 08 e 10 de fevereiro a sua Semana Pedagógica, dias em que elabora a Agenda Pedagógica para o ano letivo 2010. Segundo sua diretora, a professora Tereza Cariri, “as aulas mesmo, só devem ser iniciadas em 22 de fevereiro”, informou.

:: TRANSPORTE E MERENDA ESCOLAR

A prefeitura municipal de Pirambu ainda não realizou a Licitação para contratação do transporte escolar que conduzirão os estudantes dos povoados das comunidades rurais a sede do município. Este processo deve ser transparente e não pode beneficiar proprietários de ônibus X em benefício de Y, via de regra, aliados políticos, como tem sido feito pela atual administração. Da mesma forma, que a licitação da Merenda Escolar ainda não foi efetuada e as aulas não podem e não devem ser iniciadas sem que a merenda esteja nos depósitos (aguardem matéria sobre estes locais) das respectivas unidades escolares.

:: ÔNIBUS ESCOLAR

A sociedade precisa ficar vigilante diante de uma denúncia que tem se tornado comum e pode ser averiguada por qualquer cidadão: o ônibus doado recentemente pelo Ministério da Educação (amarelo com faixa lateral preta) está fazendo indevidamente o transporte de estudantes de Pirambu para a capital, Aracaju. E o que é mais agravante. Transportando aliados do prefeito para trabalhar naquela cidade, o que É PROIBIDO. O ônibus doado pelo MEC é para o transporte exclusivo de estudantes DENTRO DO MUNICÍPIO, da sede do município para os povoados. Defendemos que o município de Pirambu (e os demais municípios sergipanos) garanta o transporte de estudantes universitários, estudantes de cursinhos (não de Ensino Médio, pois este é oferecido em nossa cidade pelo Amaral Lemos e podemos atestar, ser de excelente qualidade), ou cursos profissionalizantes e afins. E para isso, a administração municipal faça a devida licitação para contratá-los, mas não o faça utilizando o transporte doado com fins específicos.

:: MURAL DE RECADOS:

“Sra. Maria de Lurdes (Sec. de Educação de Pirambu), parafraseando Pessoa: OS PROFESSORES DE PIRAMBU PASSARINHO, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PASSARÁ...” (Santos)

:: MAIS DE 13 MIL ACESSOS NO INÍCIO DE 2005

A coluna ‘Fique de Olho’ informa o número de acesso da Tribuna da Praia no segundo trimestre de 2005. Nos meses de abril (4.614), maio (3.977) e junho (4.116) 12.707 acessaram nosso portal. Uma média de 139,6/dia, contra os 151,2/dia do primeiro trimestre de 2005. Somados aos 31.016 acessos até março de 2005, atingimos um total de 43.723 acessos em um ano de operação. Atualmente a nossa freqüência diária é de 3741 acessos/dia, dados atualizados após a informação da média mensal de outubro, novembro e dezembro de 2009. Em abril informaremos a média mensal do primeiro trimestre de 2010. Nas próximas edições, informaremos a freqüência dos meses de julho a setembro de 2005.

:: FRASE DO DIA:

“Haverá sempre uma minoria que manda e uma maioria que chora”. (Delfin Neto)

:: ANTERIORES ¹:

01/02/2010 – Governo Déda mente em relação ao Carnaval de Pirambu
26/01/2010 – Era uma vez o Encontro Cultural de Propriá
24/01/2010 – Sindicato cobra diálogo com Paulo Britto

¹ Nota: As postagens anteriores, incluindo esta, estão em nosso Site Oficial: http://www.claudomir.com.br.
___________________________________
* Claudomir Tavares (41) é professor de Sociedade e Cultura da Escola Municipal Mário Trindade Cruz (Pirambu), de História, Filosofia, Cultura Sergipana no Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa (Propriá). Licenciado em História pela UFS (2002), com Pós Graduação em Gestão de Recursos Hídricos (Aperfeiçoamento – Concluído - 2007/2008 / Cursando Especialização – 2009/2010) pela UFS e Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de França (2006). Foi secretário geral (2007/2008) e presidente (2008/2010) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, membro fundador da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba - SOS Rio Japaratuba (desde 1998), presidente municipal (desde 2008) e secretário estadual de Assuntos Parlamentares do Partido Verde (da Executiva Estadual desde 2005) e Diretor-Fundador do Jornal Tribuna da Praia (Impresso desde 1983 e Online desde 2004). Mantém site, blog, twitter, perfil e comunidade no Orkut.

PSIU: A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação deve ser previamente autorizada e as informações autorais devem ser mantidas.

TODAS AS NOTÍCIAS