14 de jul. de 2010

Eleições 2010 é parâmetro para 2012

Participação de grupos em 2010 refletirão nas eleições municipais daqui há dois anos

As eleições gerais de 2010 terão grande impacto nas eleições municipais que acontecem daqui há dois anos. Pelo que se desenha, os grupos políticos que tem polarizado as eleições nas últimas disputas, estão imbuídos no projeto de reeleição do governador Marcelo Déda. Não por acreditar que este seja o melhor para Pirambu, mas porque estes por questões de mera conveniência prefiram postar-se do lado de quem estiver no poder: para eles tanto faz Déda, João, Albano, pois todos fazem parte da mesma matiz ideológica, ainda que insistam em afirmar e identificar diferenças.

Estão juntos nesta eleição (o diferencial está em suas preferências proporcionais) o atual prefeito José Nilton de Souza (PMDB), os ex-candidatos a prefeito Elinho Martins (DEM) e Vado de Gago (PT), todos apoiando a reeleição de Marcelo Déda (PT). Será que um palanque de Déda em Pirambu suportaria tamanha adversidade? Talvez, ainda que tentem puxar seu tapete, como se não tivessem telhado de vidro, o professor Assis Conceição (PPS), única liderança local engajada na campanha do ex-governador João Alves Filho (DEM), que tenta retornar ao governo pela quarta vez.

Correndo por fora está o PV, que já havia definido por uma candidatura própria em 2012 com o professor Claudomir Tavares disputando a prefeitura, agora sem sua presença depende de sua rearticulação e reformulação de sua direção que poderá ter Ricardo Almeida como novo presidente, ou outro a ser designado pela direção estadual. Claudomir e parte dos verdes que o acompanham além de novos companheiros estão ingressando no PCB e no dia 21 de julho fundam oficialmente o partido em Pirambu, já estando agendada a presença do candidato a governador Leonardo Dias.

Assim, a base aliada de Déda, caso este se mantenha no governo, terá três candidatos a prefeito em 2012: José Nilton (PMDB) tentando a reeleição, Elinho Martins (DEM) tentando o retorno dos Mouras ao comando do município e Vado de Gago (PT) tentando repetir a memorável campanha que quase levou seu partido a prefeitura em 2008. Déda, através de aliados, tem dito que envidará esforços no sentido de eleger o companheiro, talvez para compensar a traição de 2008 ou diz isso para atraí-lo para sua campanha, o que acreditamos ser o maior indicativo de sua aproximação.

Independente do resultado da eleição 2010, que pode terminar com a vitória de João Alves Filho, o professor Assis Conceição (PPS) sairá desta disputa como o grande vitorioso, caso mantenha-se o prognóstico de única liderança de expressiva presença na vida política municipal empenhada na campanha do ex-governador. Para ele serão atribuídos o espólio eleitoral de João em nosso município. Naturalmente que os eleitores fiéis ao ex-prefeito e atual deputado estadual André Moura (PSC), não nutre simpatia pelo governador Déda e deverá cravar seus votos em João Alves. É fato!

Resta uma incógnita. O PV se reaglutinará para disputar a prefeitura de Pirambu? O PCB seguirá caminho próprio ou se manterá aliado aos verdes para disputar a eleição de 2012, com Claudomir Tavares (PCB), Ricardo Almeida (PV) ou outros que possam ingressar no partido e construir uma terceira via alternativa aos grupos que polarizam a eleição municipal desde 1988, e que em 2012 terão como atores sociais o atual prefeito José Nilton e o ex-candidato a prefeito elinho Martins, correndo por fora o Vado de Gago (PT), que tentará chegar a prefeitura pela quarta vez?

Ainda que estejamos dentro de uma disputa eleitoral, os times para aquela que vem em seguida começam a ser montados, podendo se confirmar estes prognósticos, ou redesenhar um quadro totalmente diferente daquele que se apresenta neste cenário. Como “nada deve parecer impossível de mudar”, conforme nos mostra Bertold Brecht, acreditamos que “amanhã, apesar de hoje, é o caminho que temos prá se sonhar”, conforme completa o cantor e compositor Caetano Veloso. É esperar para confirmar ou testemunhar estes e novos quadros que podem ser pintados.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS