20 de jul. de 2010

Mais da metade das Câmaras estão envolvidas no esquema dos falsos congressos

A afirmação é do presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Reinaldo Moura, que alertou: "buscaremos a condenação"
Por Raissa Cruz


A farra de vereadores com as diárias para congressos parlamentares, desviadas para passeios e festas, está na mira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na manhã de hoje, dia 20, o presidente do TCE, Reinaldo Moura, disse que a Corte já buscou detalhes junto a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que recentemente prendeu em flagrante vereadores nestas farras, para provocar a condenação dos mesmos e das mais de 50% das Câmaras Municipais de Sergipe que, segundo Reinaldo Moura, estão envolvidas.

"Mais da metade das Câmaras estão envolvidas. Têm Câmaras que só aparece uma vez nesses congressos. Mas têm Câmaras que a coisa acontecia, sistematicamente, em todos os cursos. E têm prefeituras envolvidas também", afirmou o presidente do TCE, em entrevista ao Liberdade Sem Censura.

De acordo com ele, a Corte de Contas já tem uma farta documentação que está sendo apurada. "Nós nos reunimos, inclusive, na última quinta-feira para tratar desse assunto. O Tribunal já está em apuração, e buscaremos a condenação.

No início de junho deste ano, depois de implantar câmaras filmadoras em hotéis, onde aconteciam os supostos congressos parlamentares, a SSP consegui testificar a presença de vereadores se divertindo na piscina de um hotel em Paulo Afonso (BA), aos goles de cerveja, justamente no horário do congresso inexistente. Tudo isso bancado com a verba extraída dos Municípios de Dores e Maruim. Eles foram presos e respondem por uso ilícito do dinheiro público.

Mesmo confirmando o envolvimento de um grande número de Câmaras do estado, o presidente do TCE não pode citar nomes. "Esse é um dos motivos da lentidão do Tribunal: não posso condenar ninguém sem que antes a pessoa tenha se defendido. O Ministério Público pode. Mas nós, antes de apontar alguém, temos que receber a pessoa para que ela se defenda", comentou Reinaldo Moura.

Seminário

O presidente do Tribunal aproveitou a entrevista para destacar a realização do Seminário de Aproximação do TCE, que acontecerá no próximo dia 27. Segundo ele, o evento voltado, principalmente, para os profissionais da imprensa, tem como finalidade esclarecer questões referentes ao órgão e pontuar as razões que justificam a lentidão para o julgamento dos processos. Reinaldo Moura fez o convite a todos e disse que estará visitando diversos veículos de comunicação para convidar pessoalmente os jornalistas.
_________________________________
* Com informações do Liberdade Sem Sensura/Apud Universo Político

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS