11 de jul. de 2010

Vem aí o Campeonato Municipal de Futebol

Competição será promovida pela Liga Pirambuense de Desportos em parceria com a Prefeitura Municipal de Pirambu
Por Antônio Madeira *


Terminada a 19ª Copa do Mundo e mantido o Brasil como o maior vencedor, mas não sendo mais o continente americano detentor do maior número de conquistas, as atenções voltam-se para as competições dos campeonatos nacionais. Aqui no Brasil, para as séries A, B, C e D. E é nessa em que os clubes sergipanos estarão envolvidos. Ainda que, pela pouca inspiração do nosso futebol, é cada vez maior o número de sergipanos torcendo pelos clubes do Sudeste do país, prova inequívoca de falta de identidade cultural. Lamentável!

Ainda que não despertando o ‘romantismo’ dos anos 80, quando Santos e Guarany protagonizaram alguns dos momentos mágicos do nosso esporte, uma esperança está sendo depositada no futebol de Pirambu. Adormecido desde a desativação do campo de futebol para dar local a construção da Praça de Eventos e com a construção do Estádio Municipal e este sendo vedado aos clubes amadores de nossa cidade (Santos, Guarany, Grêmio e Esperança), as mais recentes contribuições que tem sido dadas, apesar de pequenas, tem contribuído para alavancar o futebol de Pirambu e o campeonato de futebol 2009 foi uma prova disso.

Para este ano, as esperanças se ampliam com a reativação da Liga Pirambuense de Desporto, fundada em 2003 e a partir de um esforço dos clubes de futebol, temos a expectativa não de apenas a continuidade do Campeonato Municipal de Futebol, mas principalmente construção de uma Política Municipal de Esportes, pautada nas contribuições de clubes, atletas, desportistas, torcedores e, principalmente o poder público, considerado pelo novo presidente da Liga, o desportista Davi Oliveira, como de fundamental para o soerguimento do esporte em Pirambu.

Assim, aguarda-se para o mês de agosto a realização do Campeonato Municipal de Futebol, envolvendo não só os principais clubes de futebol de Pirambu, tais como o Guarany, Santos, Grêmio, Esperança (Pirambu) e Santa Cruz (Aguilhadas), além de outros clubes dos demais povoados que podem ser incluídos: Maribondo, Botafogo (Lagoa Redonda), Sergipinho (Baixa Grande) e Alagamar e os alternativos da cidade como Grêmio, Goiás e Futebol & Cerveja, constituir-se-ia no maior evento esportivo da década, indiscutivelmente.

De nossa parte, colocamos este portal a disposição da Prefeitura Municipal de Pirambu, da Liga Pirambuense de Desporto e dos Clubes de Futebol para construir este evento que não seria meu, teu, mas de todos! A receita de um campeonato de sucesso estaria creditada ao esforço coletivo em defesa do esporte em nossa cidade. E para começar sugerimos a realização não só de um Congresso Técnico, mas de um Fórum Municipal de Futebol, de onde sairiam os indicativos da Agenda Esportiva, do Campeonato Municipal e de criação do Fundo Municipal de Apoio ao Esporte.
_____________________________
* Antônio Madeira substitui a Claudomir Tavares que está licenciado da Tribuna da Praia desde o final de junho, devendo retornar no início de agosto de 2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS