13 de jul. de 2010

Parque Estadual das Dunas?

Unidade de Conservação será localizada entre os povoados Touro e Jatobá, no município de Barra dos Coqueiros
Por Antônio Madeira *


No segundo semestre de 2008 o governo de Sergipe, através da secretaria de estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos lançou em Audiência Pública realizada na cidade de Barra dos Coqueiros, o Parque Estadual das Dunas. A Unidade de Conservação será demarcada em uma área localizada entre os povoados Touro e Jatobá, em Barra dos Coqueiros, incluindo o rio Pomonga e áreas do município de Santo Amaro das Brotas.

Abaixo do parque está um dos maiores reservatórios de águas doces subterrâneas do Brasil, o aqüífero Marituba, logo se justificando a preservação da área, rica em fauna e flora, uma biodiversidade que inclui com praia, dunas, lagoas, rios, manguezais, um ambiente cenográfico de magnitude inigualável em Sergipe. Contrariando os interesses da maioria da população, a área afetará os sitiantes que estão ali há mais de 50 anos, ao tempo em que mantém intocáveis os novos empreendimentos imobiliários litorâneos.

Passados quase dois anos desde o anúncio em audiência pública de lançamento do projeto, faltam realizar as audiências públicas em comunidades rurais de Barra dos Coqueiros (povoados Touro e jatobá) e Santo Amaro das Brotas, além de um aprofundamento do tema, que deverá envolver uma série de atores sociais, como associações comunitárias, organismos de defesa do meio ambiente, os poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário) nos dois municípios. Não saiu do papel e slide!
____________________________
* Antônio Madeira substitui a Claudomir Tavares que está licenciado da Tribuna da Praia desde o final de junho, devendo retornar no início de agosto de 2010

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS