31 de jul. de 2010

Conselhos de Educação reuniram-se em Gararu

Encontro Territorial reuniu os Conselhos Municipais de Educação do Alto Sertão e do Baixo São Francisco
Por Claudomir Tavares | claudomir@tribunadapraia.net


A cidade de Gararu, distante 161 km da capital, Aracaju, sediou nos dias 27 e 28 de julho de 2010, o Encontro Territorial dos Conselhos de Educação do Alto Sertão e do Baixo São Francisco. Tendo como tema ‘Um olhar sobre a Educação, integrando os Sistemas de Ensino de Sergipe’, o encontro foi fruto de duas idéias que se cruzam: de um lado a necessidade de formação expressa pelo sistema de Ensino de Gararu, do outro a intenção do CEE em realizar tal formação em todo o estado de Sergipe. Assim, entre a necessidade e vontade é que oportunizou este exercício rumo a construção de Sistemas de Ensino cada vez mais sólidos.

Da programação constaram palestras, debates, apresentações culturais. A professora Ana Maria Lima da Rocha Muricy Souza falou sobre ‘O Papel dos Conselhos de Educação na Organização do Sistema de Ensino’. Maria Lúcia de Góis e Maria José Bomfim Melo dispuseram sobre ‘O Conhecimento da Legislação Educacional como Ferramenta na Elaboração das Resoluções dos Conselhos de Educação’, abrindo-se para os debates na manhã e tarde do primeiro dia do encontro.

O segundo dia do encontro foi marcado por palestras e oficinas. ‘Competência e Importância da Assessoria Técnica junto ao CEE’, foi abordada pela professora Cristina Mendonça Andrade, chefe da AT/CEE. Já a professora Rosamaria de Farias Santos, chefe da ALN/CEE, falou sobre ‘Competência e Importância da Assessoria Legislativa e Normas junto ao CEE’. No segundo momento, dois temas foram expostos e debatidos: ‘Da análise do Processo à Elaboração do Parecer’ e ‘Conselheiro do Conselho Estadual de Educação’.

Participaram do Encontro, Conselheiros de Educação dos municípios de Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Cedro de São João, Gararu, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória. Nossa Senhora de Lourdes, Paatuba, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco e Telha.

Esse encontro foi avaliado com um saldo bastante positivo pelos conselheiros presentes. Izabel Tomaz de Aquino, do Conselho Municipal de Educação de Propriá disse que “agora me sinto uma conselheira de verdade e cada vez mais com vontade de participar e exercer meu papel, pois o volume e a qualidade das informações obtidas e socializadas serão subsídios importantes para nortear nossa atuação”, disse.

O Encontro de Conselhos de Educação do Alto Sertão e do Baixo São Francisco foi realizado pelo Conselho Estadual de Educação de Sergipe, com o apoio do Governo Municipal de Gararu, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Conselho Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS