Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br
No sábado (09/01), um número incontável a olho nu de veículos participaram da Procissão dos Motoristas, que saiu da Igrejinha de São Cristóvão, percorrendo as principais ruas da cidade cuja religiosidade popular se aflora e se renova neste período. Mas dois grandes momentos estavam marcados para acontecer na manhã e tarde de ontem.
Logo cedo já era grande a movimentação de grupos folclóricos de Japaratuba, povoados e mais o convidado Reisado do Maribondo, que acompanharam os casais de reis e rainhas do Cacumbi e Maracatu, em cortejo que saiu do Barracão Cultural até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, onde uma missa celebrada pelo pároco Inaldo César unia o sagrado e o prafano, num sincretismo religioso que depois se irradiava para a frente da Igreja. A coroação dos reis e rainhas do Cacumbi e do Maracatu é um dos autos culturais mais importantes da cultura popular em Sergipe.
Neste momento já se faziam presente a secretária de estado da Cultura, jornalista Eloísa Galdino, que na ocasião representava o governador em exercício Belivaldo Chagas. Após a missa, deu-se o ato de coroação dos reis e rainhas, em palanque armado em frente à igreja. Antes, utilizando da palavra, a secretária Eloísa Galdino e a prefeita Lara Moura, que saudaram as famílias reais da cultura popular, parabenizando-os e falando de suas responsabilidades como gestores do Estado e do Município respectivamente.
Feito isso, procedeu-se ao ato de coroamento: o ex-prefeito por dois mandatos, atual vice-prefeito e secretário municipal da administração Pedro Moura Neto (PPS) coroou a rainha do Maracatu, Juzilane Campos, enquanto a secretária Eloísa Galdino coroou o rei do Maracatu Wesley. O padre Inaldo César, coroou a rainha do Cacumbi, a senhorita Tainara, que possivelmente este ano trocará alianças com o rei do Cacumbi, Wesley, seu noivo. Segundo Lara Moura, “aguardamos para breve, provavelmente este ano, o casamento da família real”, previu.
Coroados, reis e rainhas foram saudados pelos grupos folclóricos que começaram a se apresentar já eram 11h45min. Pela ordem, se apresentaram o Maracatu Mirim, o Pastoril dos Forges, a Chegança de André, o Guerreiro de Zé de Jove, o Maculelê e a Capoeira do Everton, o Candomblé de Dona Nininha, Reisado de Nego, Maracatu de Dona, Reisado do Maribondo, Cacumbis de Nego e de Tonho de Cirico, encerrando as apresentações e iniciando o cortejo, que conduziram os reis e rainhas do Cacumbi e Maracatu até o Barracão Cultural, onde foi servido um banquete aos membros de grupos folclóricos e convidados.
Fonte: TRIBUNA DA PRAIA - Em: 11/01/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário