Por Claudomir Tavares | claudomir@infonet.com.br
Mas um dos pontos altos do Encontro, hoje o mais representativo de Sergipe e um dos mais importantes do Brasil, será o cortejo de grupos folclóricos que acontece nos dias 08, 09 e 10, iniciando às 08 horas e encerrando as 20 horas, quando se apresenta o último grupo de cada dia (no domingo, 10, encerra por volta das 17 horas). O cortejo tem como ponto de partida o Centro de Tradição, percorrendo a Rua Sagrado Coração de Jesus, Praça da Matriz, Rua José do Prado Franco, Ponto Chico Pedro. O retorno se dará pela Rua José do Prado Franco, Praça da Matriz, Praça Samuel de Oliveira, João Ribeiro, Campus da UFS e Praça da Conceição.
Sergipe presente – Cerca de 70 grupos de mais de 20 cidades sergipanas estarão participando, a saber: Japaratuba, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Tobias Barreto, Itaporanga, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima, Japoatã, Aracaju, Riachuelo, Lagarto, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Barra dos Coqueiros, Frei Paulo, Moita Bonita, Brejo Grande, Estância, além de Laranjeiras e Pirambu. É a maior apresentação e representação do folclore sergipano, um momento impar para aqueles que desejarem se debruçar sobre a grande repertório folclórico sergipano, em três dias de muitas cores, diversidades, danças e folguedos populares.
Presença de Pirambu – Este ano o município de Pirambu estará representado pelo que de mais significativo possui em manifestações folclóricas. Na sexta-feira, logo após o encerramento do Simpósio, artistas, intelectuais, pesquisadores, professores e estudantes do Brasil inteiro, além do povo de Laranjeiras e de Sergipe ali presente terão a oportunidade de acompanhar a apresentação do Ilariô de Pirambu, que de acordo com a programação, sairá às 16h30min, fazendo o percurso descrito acima. No sábado é a vez do Lariô da Tartaruga, que iniciará sua apresentação a partir das 09h. Às 11h é a vez da Banda de Pífano do Maribondo, seguido do Reisado do Maribondo, que sairá às 11h30min.
Ilariô de Pirambu – A apresentação do Ilariô de Pirambu no XXXV Encontro Cultural de Laranjeiras acontece de forma ininterrupta desde 1995. Acontece dentro das celebrações pelos 15 anos do grupo, iniciadas em 26 de Agosto de 2009, estendendo-se até o dia 26 de Agosto de 2010. Em parceria com a disciplina Sociedade & Cultura, da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, teve início este ano o Projeto “Ilariô vai a Escola”, que consistiu na primeira etapa, o estudo da História do grupo. Este ano será levado adiante a segunda etapa do projeto, que consiste em realização de Oficina de Ilariô, que pretende restaurar o Ilariô Mirim, fundado no final da década de 90 por dona Maria dos Santos Sales (Nazilde), estando adormecido no momento.
Agenda 2010 – O Ilariô de Pirambu tem uma agende bastante recheada em janeiro. O grupo se apresenta pelo segundo ano consecutivo no IX Festival de Artes “Arthur Bispo do Rosário”, que acontece de 10 a 14/01/10 em Japaratuba e retorna ao XXV Encontro Cultural de Propriá, a ser realizado no período de 24 a 31/01/10. Em fevereiro se apresenta no novenário e cortejo por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Lourdes. E daí segue sua maratona de apresentação em Pirambu e várias cidades sergipanas. O Ilariô de Pirambu está na internet desde 2005 e atualmente pode ser acessado através do seguinte endereço: http://ilariodepirambu.blogspot.com/
:: DICA DO DIA: Visite o Site Oficial do professor Claudomir Tavares. O mais completo canal de informação e conhecimento nas áreas de História, Cultura, Meio Ambiente e Política do interior de Sergipe. Acesse: http://www.claudomir.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário