03/01/2010

Sociologia I - Plano de Ensino 2010 (Preliminar)

I – APRESENTAÇÃO
Filosofia e Sociologia no Ensino Médio


Após quase 40 anos, as disciplinas de filosofia e sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do ensino médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. A medida tornou obrigatório o ensino das duas disciplinas nas três séries do ensino médio. Elas haviam sido banidas do currículo em 1971 e substituídas por educação moral e cívica.

A nova legislação deu força de lei ao Parecer nº 38/2006, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que tornava obrigatória a inclusão de filosofia e sociologia no ensino médio sem estabelecer, no entanto, em que série deveriam ser implantadas. Na época, as duas disciplinas já eram adotadas em instituições de ensino médio de 17 estados brasileiros.

De acordo com a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, a escola brasileira, de um modo geral, carece muito de uma dimensão crítica e analítica. “Não dá para deixar esse trabalho para fazer depois, quando o estudante chegar à universidade”, diz. Em sua opinião, a escola precisa trabalhar com a metodologia investigativa desde o início e, no ensino médio, os conteúdos de filosofia e sociologia, temas que são extremamente importantes do ponto de vista da cultura escolar, também proporcionam uma metodologia muito mais intensiva em relação ao aspecto de refletir e tomar decisões a partir de uma análise da realidade.

Para Clélia Brandão, o conteúdo da filosofia é extremamente importante, pois dá a visão de desenvolvimento, das relações entre as pessoas. “Para construir a cidadania, o cidadão precisa estar preparado para enfrentar a complexidade deste mundo. Uma das exigências é que ele tenha capacidade de selecionar informações e refletir sobre o que acontece no mundo”, justifica.

Formação – O Brasil tem carência de professores de filosofia para o ensino médio, mas o problema não é isolado. Também faltam professores de outras disciplinas como física, química, matemática, biologia, português e artes. Segundo dados do último censo escolar, cerca de 350 mil professores em exercício não possuem formação em nível de graduação e aproximadamente 300 mil atuam em área diferente daquela em que se graduaram.

O Parecer nº 8/2008 do CNE criou a chamada segunda licenciatura, voltada especificamente para o atendimento de professores que estão lecionando disciplinas para as quais não têm a graduação específica. É o Programa Emergencial de Segunda Licenciatura para Professores em exercício na educação básica pública, a ser coordenado pelo MEC em regime de colaboração com os sistemas de ensino.

Além disso, decreto assinado em janeiro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu a política nacional de formação de profissionais do magistério. A União deverá atuar em regime de colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal para a formação inicial e continuada de professores para as redes públicas da educação básica estaduais e municipais. A formação para os professores faz parte das metas do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Por Fátima Schenini (Portal MEC – Em: 20/02/2009)

II – PLANO DE ENSINO

1. INSTITUIÇÃO:

COLÉGIO ESTADUAL ‘JOANA DE FREITAS BARBOSA
Área Curricular: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Componente Curricular: SOCIOLOGIA I
Código/Sigla: SOC1
Série: 1ª – ENSINO MÉDIO
Turmas: 1ª A e B (MATUTINO)
Professor: CLAUDOMIR TAVARES DA SILVA
Carga Horária Anual: 40 HORAS/AULA
Carga Horária Semanal: 1 HORA/AULA

2. CONCEPÇÃO DA DISCIPLINA:

A disciplina Sociologia acumula experiências didático-pedagógica nesta unidade de ensino e até 2007 era ministrada no 2º Ano do Ensino Médio. Era a sequência de um estudo que iniciava no 1º ano com Filosofia e seguiu no 3º Ano com Cultura Sergipano. Alterações na legislação educacional em 2009 ampliaram a sua oferta desde o 1º Ano.

Concebido como conhecimento que estará disponível nas três séries do Ensino Médio, o programa apresenta-se como Sociologia Temática nas 1ª. e 2ª. séries, concentrando a abordagem mais histórica para a última série, na qual haverá um contato mais sistemático com aspectos históricos/metodológicos das Ciências Sociais. O programa segue uma organização e divisão didática que não é obrigatória nem necessária, sendo possíveis alterações, acréscimos, exclusões e inversões em suas unidades no decorrer do trabalho.

Como neste ano nos encontramos no segundo momento de implantação da disciplina e considerando o número de aulas no calendário letivo que estão destinadas à Sociologia, apresento um programa e cronograma de trabalho bem enxutos.

3. EMENTA/APRESENTAÇÃO

Estaremos, este ano, estudando: A Sociedade Humana como Objeto de Estudo; Os Primeiros Sociólogos; A Sociologia na Sociedade Contemporânea. Destacaremos a Convivência Humana como necessidade básica de manifestação do comportamento humano através da articulação e das formas de comunicação e cooperação onde a sociabilidade se desenvolve nos processos de interação e socialização dos indivíduos e também aprofundaremos o conceito de cidadania e Direitos do Cidadão na busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Especificamente, faremos uma viagem por quatro Unidades Didáticas: 1. Ciências Sociais e Sociologia: a natureza e as origens da Sociologia; a sociedade humana como objeto de estudo; por que Sociologia e breve histórico da Sociologia. 2. Sociedade e Cultura: sociedade – o sua organização e dinâmica; a convivência humana; símbolos e cultura. 3. Mudança Social: comunidade, sociedade, cidadania; herança social; mudança social. 4. Instituições Sociais, Ideologia e Atitudes: instituições sociais; controle social, ideologia e atitudes; problemas sociais.

4. OBJETIVOS:

4.1. Geral:

Exercitar a inicialização ao estudo da Sociologia, importância, sua origem, e desenvolvimento, compreendendo os vários campos da abordagem sociológica, pretendendo-se despertar nos alunos a “percepção sociológica”, visando desenvolver neles um raciocínio e uma abordagem específicos no entendimento da realidade social.

4.2. Específicos:

Compreender a importância da sociologia e as condições em que ela surgiu.
despertar e sensibilizar o aluno para as questões sociais e os desafios que as transformações atuais têm nos colocado, preparando-os para uma intervenção responsável na vida social e para o exercício da cidadania.
Levá-los a reconhecer alguns conceitos e autores das ciências sociais sem, no entanto, a necessidade de uma formação teórica e conceitual rigorosa.
Caracterizar a herança social, socialização, controle social, ideologia e atitudes, compreendendo o funcionamento da sociedade e suas instituições.
Entender o processo do que chamamos de mudança social e os problemas sociais.

5. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

5.1 – 1ª Unidade Didática
         Tema: Ciências Sociais e Sociologia

5.1.1 – A natureza e as origens da Sociologia (TURNER)
5.1.2 – A sociedade humana como objeto de estudo (OLIVEIRA)
5.1.3 – Por que Sociologia (TELES)
5.1.4 – Breve histórico da Sociologia (TELES)

5.2 – 2ª Unidade Didática
         Tema: Sociedade e Cultura

5.2.1 – Sociedade: sua organização e dinâmica (TELES)
5.2.2 – A convivência humana (OLIVEIRA)
5.2.3 – Símbolos e Cultura (TURNER)
5.2.4 – Vídeo: O Nome da Rosa (ANNAUD)

5.3 – 3ª Unidade Didática
         Tema: Mudança Social

5.3.1 – Comunidade, sociedade, cidadania (OLIVEIRA
5.3.2 – Herança Social (TELES)
5.3.3 – Mudança Social (OLIVEIRA/TELES/TURNER)
5.3.4 – Vídeo: Sociedade dos Poetas Mortos (WEIR)

5.4 – 4ª Unidade Didática
         Tema: Instituições Sociais, Ideologia e Atitudes

5.4.1 – Instituições sociais (TELES/TURNER)
5.4.2 – Controle social, ideologia e atitudes (TELES)
5.4.3 – Problemas sociais (TELES)
5.4.4 – Vídeo: Ilha das Flores (FURTADO)

6. PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS:

Construtivista, através de aulas presenciais participativas, dinâmica de grupos e de uma vivência prática dos conteúdos estudados por meio de atividades em grupo e extraclasse. O ensino da disciplina se dará a partir de aulas expositivas/dialogadas, da construção do conhecimento a partir da fala dos alunos, de retenção de conteúdos a partir de cada bloco, leitura e discussão de diferentes gêneros textuais sugeridos na bibliografia e leituras complementares, exibição de vídeos e áudio, trabalhos em grupos e resoluções de exercícios – orais e escritos, a partir do conteúdo discutido, apresentação oral e escrita de seminários e trabalhos de campo, visitas técnicas e excursões. Atividades no Laboratório de Informática, pesquisa e produção textual e imagens utilizando a Internet na elaboração dos trabalhos apropriando-se da tecnologia para o desenvolvimento intelectual.

7. AVALIAÇÃO:

A proposta de avaliação deve ser definida em conjunto com a escola. Minha sugestão é que seja utilizada a avaliação do desempenho, baseada em sua participação em sala de aula (intervenção nos debates), nas leituras solicitadas, na realização de atividades individuais e em grupos, apresentação de seminários e apresentação de um trabalho escrito (algumas aulas serão dedicadas à realização e ao acompanhamento das pesquisas e outras ao estudo deste programa, de forma intercalada) no final do ano letivo/pesquisa empírica (a busca de dados relevantes e convenientes obtidos através da experiência, da vivência).

As recuperações paralelas,serão desenvolvidas a partir roteiro de estudos (apresentação de resumos, resolução de exercícios e apresentação oral do tema), de leitura e fichamento (textos do livro de referência), apresentação de dissertação a partir de sugestão de temas.

8. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

Em construção: alguns textos podem ser remanejados, redistribuídos quando fizermos a classificação dos mesmos junto a Coordenação Pedagógica e às turmas. É portanto, uma bibliografia que diz respeito à construção do Programa e sua aplicação inicial. Poderá ser ou não usada, no desenvolvimento das aulas, mas com certeza ela será acrescentada.

8.1. Básica:

OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. 24. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
TELES, Maria Luiza Silveira. Sociologia para jovens: Iniciação á Sociologia. 10. Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
TURNER, Jonathan H. Sociologia: Conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999.

8.2. Complementar:

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1982.

8.3. Apoio:

BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a Sociologia de P. Bordieu. Tradução de Lucy Magalhãe. Petrópolis: Vozes, 2003.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Parâmetro em Ação, Sociologia, ensino médio; Ministério da Educação, Brasília.

8.4. Vídeos:

1. ILHA DAS FLORES (Brasil, 1989). Direção: Jorge Furtado. 12 min Sinopse: Crítica bem-humorada aos valores da sociedade capitalista moderna.
2. O NOME DA ROSA (The Name of the Rose, Ale/Fra/Ita, 1986). Direção: Jean Jacques Annaud. Elenco: Sean Conery, F.Murray Abraham, Cristian Slater. 130 min. Sinopse: Mortes estranhas ocorrem num mosteiro, localizado na Itália, durante a Idade Média. A chegada de um monge franciscano, incumbido de investigar os casos, mostrará o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do Tribunal da Santa Inquisição.
3. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (Dead poets society, EUA, 1989). Direção: Peter Weir. Com Robin Williams. 129 min. Sinopse: Quando o carismático professor de inglês John Keating (Williams) chega para lecionar num colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transformam a rotina do currículo tradicional e arcaico. O filme mostra a relação entre jovens e adultos.

9. RÁPIDO CURRÍCULO:

Claudomir Tavares da Silva nasceu no dia 28 de julho de 1968, no povoado Canal de São Sebastião, em Barra dos Coqueiros, estado de Sergipe. Filho de Francisco Pereira da Silva e de Edimê Tavares da Silva (in memorian). Cursou as três primeiras séries primárias na Escola Municipal Senador Leandro Maciel (Canal), concluindo a 4ª série na Escola Rural do povoado Flecheiras, em Santo Amaro das Brotas, no ano de 1980. A segunda fase do primeiro grau teve local a Escola de 1º Grau ‘José Amaral Lemos’, na cidade de Pirambu, no ano de 1984. Integrou a primeira turma a concluir este grau de ensino na cidade. Claudomir cursou o 2º Grau em duas escolas, na cidade de Japaratuba, no período de 1985 a 1987. O Ensino Básico e o 2º Ano Pedagógico foi cursado no Colégio Cenecista ‘Senador Albano do Prado Pimentel Franco’ e o 3º Ano no Colégio Municipal ‘Professor Emiliano Nunes de Moura’. Em 1988 submeteu-se ao Concurso Público para provimento de professores da rede estadual, sendo o 13º colocado em todo o Estado. Seu decreto data de 11 de agosto de 1988, tendo iniciado suas atividades profissionais no dia 21 de novembro daquele ano na Escola Estadual ‘José Amaral Lemos’, a mesma por onde tinha passado de 1981 a 1984. Claudomir tentou ingressar no ensino superior sem sucesso. Tentou o vestibular para História, Pedagogia e Educação Física. Como quem acredita que existe tempo para tudo entre o Céu e a Terra, conseguiu a aprovação em dois vestibulares, ambos para História em 1992 e 1998, concluindo o curso em 2002, defendendo a monografia ‘Arqueologia de um Decênio: um resgate da História política e cultural do Partido dos Trabalhadores – 1985/1995’. Em 1998 submete-se a um novo concurso público, conseguindo aprovação e ingressando no magistério público estadual em 04 de maio daquele ano, exercendo suas atividades na Escola Municipal Silvino Antônio de Araújo, no povoado Aguilhadas. Em outubro de 2000 é transferido para a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, a mesma que seria seu diretor no período de 02 de janeiro de 2001 até 19 de abril de 2002. Neste dia foi alçado a condição de Diretor do Departamento de Cultura de Pirambu, onde permaneceu até 31 de dezembro de 2004. Na rede estadual transferiu-se para o Colégio Estadual ‘Joana de Freitas Barbosa’, em Propriá, atuando alí no período de 2003 até 2007, retornando ao Colégio Estadual ‘José Amaral Lemos’, para segundo Claudomir ‘concluir uma obra alí iniciada’. Feito isso retornou em 2009 ao Colégio Estadual ‘Joana de Freitas Barbosa’, para fazer o mesmo que se aplicou ao Amaral Lemos. Claudomir tem vários trabalhos publicados na Internet, em impressos e em eventos científicos, destacando-se ‘Arqueologia de um decênio...’ (Propriá, 2002 e Maceió, 2005), ‘Um olhar de Clio sobre a Tribuna da Praia...” (Aracaju, 2005) e ‘Proposta Curricular para o ensino de Sociedade e Cultura Sergipana para a rede pública estadual de Sergipe’ (João Pessoa, 2002), entre outros.

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