7 de mai. de 2008

Bar do Nem, as margens do Canal do Pomonga


Por aquele canal passou o Imperador Dom Pedro IIem 15 dejaneiro de 1860 ¹
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

Quem freqüenta o Bar de Nem, no povoado Canal de São Sebastião, em Barra dos Coqueiros, não imagina a estratégica localização daquele ponto de entretenimento e lazer do ponto de vista histórico. Isso adicionadas a gentileza e bom atendimento, de Nem Dona Leda, filhos e netos do casal extremamente simpático.

Por aquele rio de formas retilíneas passou com toda sua comitiva o Imperador Dom Pedro II em 15 de janeiro de 1860, quando visitava as obras do Canal que ligaria os rios Sergipe ao Japaratuba, num projeto ambicioso de autoria do engenheiro Sílvio Travassos, que pretendia ligar por canais os rios Real ao São Francisco.

O rio tem sido objeto de pesquisas por estudantes do Curso Normal (Pedagógico) da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, sob nossa orientação e faz parte do nosso Projeto de Dissertação de Mestrado.

Ele é o testemunho vivo de uma página importante da História de Sergipe, quando da visita do Imperador Dom Pedro II as províncias do Norte no período de novembro de 1859 a fevereiro de 1860. Naquele período, Dom Pedro II visitou várias vilas e comunidades da Província de Sergipe, beneficiadas pelas obras do governo imperial.

Aliado a importância histórica, a localização do Bar de Nem está de forma estratégica, sobre um solo de apicum, próximo ao manguezal e as margens do Rio Pomonga (nome que recebeu em toda sua extensão após a conclusão da obra anos depois). Várias pessoas descobriram o local e tem se dirigido para lá diariamente, onde desfruta além do bom atendimento, de uma culinária que inclui peixes, aves, crustáceos, carnes, dispostos em pirão de peixe, galinha e guanhamum.

Quando fizer sua próxima viagem Aracaju/Barra – Pirambu – Barra/Aracaju, não deixe de visitar uma referência em turismo histórico-cultural, onde o bate-papo, os valores preservados de um povo que mantém suas características tradicionais, aliada a culinária, lazer, não deixe de visitar o Bar de Nem.

Como chegar:

Distância de Aracaju – 24 Km
Distância de Pirambu – 4 Km
Contato/Celular: (79) 9142-9722

Notas:

Obs: Não é nenhum informe publicitário, mas conhecendo Nem e Leda desde minha infância e sendo um estudioso do local (onde nasci em 28/07/1968), me senti instigado a ‘denunciar’ (anunciar) para o mundo este local que tem sido fruto de comentários elogiosos

¹ Artigo publicado pela primeira vez em 09/01/2008, e renovado a insistentes apelos e pedidos de leitores da Tribuna da Praia. Na seqüência será publicado material sobre o ‘Tempero Caseiro’ (Augusto) e Cheiro Verde (Nado).

Fonte:
www.tribunadapraia.com – Em: 25/04/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS