19 de mai. de 2008

Estudantes de Pirambu na 6ª Semana Nacional de Muesus


Eles visitaram o Museu da Tartaruga, o Centro de Educação Ambiental da Reserva Biológica de Santa Isabel, encerrando com caminharam pela praia de Pirambu

Dentro da programação da 6ª Semana Nacional de Museus, a Escola Municipal Mário Trindade Cruz promoveu na manhã de ontem, 16, uma visita ao Museu da Tartaruga. A atividade pedagógica foi coordenada pelo professor Claudomir Tavares da Silva, da disciplina História, em parceria com o professor Antônio Carlos Vieira Nunes, da disciplina Geografia.

A visita teve início às 08h00min com uma caminhada que levou da Escola Mário Trindade Cruz até o Centro de Educação Ambiental da Reserva Biológica de Santa Isabel, onde está instalado o Museu da Tartaruga. Devidamente instalados no auditório, os estudantes da 8ª Série A (Matutino) assistiram uma palestra ministrada pelo professor Claudomir Tavares, cujo tema ‘Museus como a Agente de Mudança Social e Desenvolvimento’ foi abordado incluindo elementos da História local.

Em sua fala, Claudomir abordou a importância de incluir os museus como espaço de ação pedagógica, chamando a atenção dos estudantes para visitarem museus,memoriais, arquivos, exposições, não se descuidando da preservação da memória individual e coletiva da comunidade em que vive.

“Os museus são espaços privilegiados de educação patrimonial, e nossa visita a um museu da cidade, e não em Laranjeiras e São Cristóvão, por exemplo, vai no sentido de iniciar todo um processo levando nossas crianças a criar em si a identidade com sua História”, disse.

Segundo o professor Antônio Carlos Vieira Nunes, “neste projeto iremos aprofundar com os nossos alunos conceitos sobre economia, turismo e desenvolvimento do município, discutindo a importância de espaços como estes na formação de emprego e renda”, registrou.

Logo após a palestra de Claudomir, os alunos fizeram curiosas observações nos aquários, e peças do Museu da Tartaruga, conhecendo um pouco mais da fauna marítima, e em especial da Tartaruga Marinha.

Dali foram para a área onde estão localizados os tanques do Centro de Educação Ambiental da Reserva Biológica de Santa Isabel, onde conheceram um pouco sobre o ciclo de vida e das tartarugas marinhas.

Segundo o estudante Francisco Tavares, “agora a gente deveria se organizar e ir conhecer o Oceanário de Aracaju para completar a visita”, empolgou-se.

Terminada a atividade, os estudantes retornaram a Escola Municipal Mário Trindade Cruz, fazendo o percurso desta vez pela praia de Pirambu, onde puderam ver marcas da poluição que tem sido vítima o mar e as praias, da qual Pirambu é um exemplo significativo.

Já na escola, onde chegaram por volta das 10h00min os estudantes relaxaram, lancharam e se dirigiram as suas residências, assumindo o compromisso de dar seqüência ao estudo desta visita técnica na próxima semana, quando teremos o retorno na sala de aula.

Esta ação de Educação Patrimonial é uma seqüência daquela iniciada em anos anteriores, desenvolvida em escolas de Pirambu (Escola Municipal Mário Trindade Cruz e Colegio Estadual Josaé Amaral Lemos), Aguilhadas (Escola Municipal Silvino Antônio de Araújo), Maribondo (Escola Municipal Odete Pereira de Santana) e na cidade de Propriá (Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa). Na Escola Mário Trindade Cruz, está estruturada em ações como o Projeto ‘Nos Rastros do Imperador’ – 2005 e ‘Re-Descobrindo Pirambu“ – 2005, 2006, 2007 e 2008 (sede do município num primeiro momento e povoados na segunda etapa).

Segundo os professores Claudomir Tavares e Antônio Carlos, “para a realização desta atividade, foi fundamental o apoio recebido da direção da Escola Municipal Mário Trindade Cruz, através das professoras Cláudia Tavares da Silva Corria (Diretora) e Liliane Vieira Nunes (Supervisora do Ensino Fundamental) e do Centro de Educação Ambiental da Reserva Biológica de Santa Isabel, a quem agradecemos na pessoa da bióloga Marilda Weber e, principalmente, os estudantes da 8ª Série A, cujo comportamento e interação na atividade foi digno de louvores”, testemunharam.

A Semana – Promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. No ano passado, cerca de três milhões de pessoas prestigiaram os eventos.

Na edição deste ano foram registrados 1420 eventos em 447 museus de todas as regiões do país. O município de Pirambu tem registrada sua participação pela primeira vez, apesar deste trabalho estar sendo realizado há cerca de 20 anos, o que marca seu pioneirismo no interior de Sergipe.


Fonte: www.tribunadapraia.com - Em: 17/05/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS