11 de mai. de 2008

A trajetória do Partido verde: há 10 anos despoluindo a política

Fundado em 12 de novembro de 1997, o Partido Verde está comemorando uma década de existência em nosso município
Por Claudomir Tavares da Silva *


Há dez anos, no dia 12 de novembro, nascia o Partido Verde em Pirambu, a partir da iniciativa de um grupo de jovens e pescadores dos povoados Maribondo, Bebedouro e Aguilhadas, tendo a frente o então estudante Cláudio da Conceição, escolhido primeiro presidente da Comissão Municipal.

De lá para cá, este partido tem acumulado uma vasta experiência, marcadamente de enfrentamento em defesa das questões ambientais que tem se verificado com bastante freqüência tanto na zona rural, quanto na zona urbana.

Deste leque de bandeiras, uma delas tem se mantido na ordem do dia: a do Rio Japaratuba, o mais importante patrimônio natural de nosso município.

Entre as principais contribuições do Partido Verde, está a fundação da Associação dos Pescadores e Conservadores da Natureza – APECON (1999) e a Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba – SOS Rio Japaratuba (2005), cujas lutas tem como foco o Rio japaratuba, os manguezais e os pescadores que utilizam destes ecossistemas para sobrevivência.

Confira abaixo um conjunto de datas que estão marcadas na trajetória do Partido Verde em Pirambu ao longo dos últimos 10 anos:

1997 – Nasce o Partido Verde

10/08 – Início das filiações para formação do PV em Pirambu.
12/11 – Encontro Municipal de Lançamento do PV, realizado no povoado Maribondo, quando é instalada a 1ª Comissão Provisória, presidida por Cláudio da Conceição.

2000 – Primeiro teste nas urnas

16/06 – Convenção Municipal do PV (1º Encontro Municipal Ordinário), realizado na Biblioteca Pública Municipal Dr. Lourival Bomfim, na cidade de Pirambu. Nesta Convenção o PV faz coligação proporcional com o PMDB e o PT, lançando os nomes de Cláudio da Conceição, André Oliveira e Gilza da Conceição. 41 filiados com direito a voto compareceram ao ato.

01/10 – Partido Verde disputa sua primeira eleição, obtendo com Cláudio da Conceição, que obteve 91 votos, a primeira suplência de vereador.

2001 – Nova Convenção Municipal

12/11 – 2ª Convenção Municipal do PV (no livro diz ser a 3ª, mas não temos o registro da 1ª), realizada na Mercearia do Povoado Maribondo, com as presenças de 22 filiados.

2004 – Votação do PV cresce 400%

20/06 – 3ª Convenção Municipal do PV (2º Encontro Municipal), realizada na Escola Municipal Odete Pereira de Santana, com as presenças de 32 participantes, entre filiados, candidatos, dirigentes e convidados, decide pelo apoio ao candidato Elinho (PFL), para prefeito e Guilherme Melo (PFL) para vice-prefeito e lançamento de 14 candidatos a vereadores:

Bráulio dos Santos
Célio dos Santos Biriba
Claudeci Tavares da silva
Cláudio da Conceição
Cristiano dos Santos
Eduardo Benício dos Santos
João Ferreira
Joice Zulmira Cisotto
Júnior Soledade
Maria Vandete Gonzaga
Maria Vieira dos Santos
Renato da Silva Santos
Thiago Lemos dos Santos
Valceline de Cássia Bandeira

25/09 – Lançamento do Jornal “Olhar 43”, Informativo do Partido Verde em Pirambu.
03/10 – Votação do PV cresceu 400%, passando de 101 votos nominais em 2000 para 502 em 2004.

2005 – Retira apoio a Juarez Batista

01/07 – O Partido Verde que apoiou a candidatura de Juarez Batista (PDT) que se elegeu substituindo a Elinho (PDT), depois de esperar por uma sinalização do cumprimento das propostas de campanha, decide em reunião realizada na Câmara Municipal, retirar o apoio à administração municipal, colocando-se numa posição de independência, sem se aliar aos chamados partidos de oposição em Pirambu.

2006 – Oposição a Juarez Batista

05/05 – 3º Encontro Municipal do Partido Verde, realizado na Câmara Municipal. Discutiu a possibilidade do lançamento da candidatura de Claudomir Tavares para deputado federal, como forma de contribuir para que o partido suplantasse a cláusula de barreira, que exigia um mínimo de 5% dos votos em todo o país.

28/07 – Um ano depois de retirar o apoio à administração municipal, o Partido Verde decidiu em definitivo colocar-se na condição de oposição a administração municipal, permanecendo independente dos chamados partidos de oposição. Na mesma reunião, realizada no Bar Beira Rio, decide apoiar em Pirambu as candidaturas de Lula – Presidente, Deda – Governador e Zé Eduardo – Senador, priorizando a candidatura de Reynaldo Nunes para deputado federal, liberando os filiados para deputado estadual. PV apóia a transformação do Comitê Popular do Rio Japaratuba (fundado em 15/04/2005) em SOS Rio Japaratuba.

Nota: O CPJ surgiu (reunião realizada no Conselho Tutelar) como resultado da transformação da Sociedade de Cultura e Arte de Pirambu – SCAP, fundada em 08/08/1998, em reunião realizada no Clubinho da Tartaruga. Em 2007, duas reuniões realizadas em Pirambu (02/02 – no Clubinho da Tartaruga) e em Japaratuba (03/03 – na Câmara Municipal) decidem unificar a SOS Rio Japaratuba (sediada em Pirambu) e a SALVAJ (sediada em Japaratuba) em uma única ONG.

09/08 – Lançamento da candidatura de Reynaldo Nunes para deputado federal no povoado Maribondo, com a presença de grupos de dança e do mestre Sabal, do Reisado do Maribondo.

25/08 – Golpe no Partido Verde: Armando Batalha, presidente estadual e candidato a deputado estadual, nomeia sem autorização de Executiva Estadual e passando por cima de todos os propósitos democráticos, uma nova Comissão Provisória, encabeçada pela ex-secretária de André Moura, Jucélia Alexandre. O dirigente nacional Reynaldo Nunes, testemunho da seriedade e do compromisso histórico dos verdes de Pirambu, vem pessoalmente prestar solidariedade e restabelecer a condição de dirigentes aos filiados vítimas da ação ignaminosa de Armando Batalha.

2007 – Vamos despoluir a política

05/02 – Claudomir Tavares foi eleito pela primeira vez membro da Comissão Executiva Estadual, passando a ocupar a função de Secretário Estadual de Comunicação.

16/03 – Quase uma década de sua instalação em Pirambu, o PV tem um novo presidente, Júnior Soledade, eleito por unanimidade em Reunião Extraordinária, inclusive com o apoio do ex-presidente Cláudio da Conceição. A propositura foi da Executiva Estadual, a partir da demonstração de empenho do militante verde desde seu ingresso no partido em 2003.

21/04 – Posse da atual direção, em reunião realizada no Bar Beira Rio. Além do ato de posse, os verdes discutiram a situação do PV em Sergipe, a relação política de ação comum entre os diretórios de Pirambu e Japaratuba, o lançamento da Campanha “Brasil no Clima”, a participação dos verdes, através de suas entidades, no Dia Global do Voluntariado Jovem em Pirambu, foi aprovado a proposta de re-filiação e recadastramento dos filiados até o dia 05 de outubro de 2007 e aprovação do lema: “vamos despoluir a política” como bandeira para nos apresentar para a disputa eleitoral de 2008.

26/05 – Reunião na Casa Verde, localizada na Rua Jerônimo Reis, discute novamente eleições 2008 e a necessidade de reforçar a campanha em defesa do Rio Japaratuba, pela construção de um aterro sanitário em Pirambu e pelo tratamento do esgoto sanitário da cidade de Pirambu.

28/07 – Reunião Ordinária, realizada no Bar da Amendoeira, convoca o 4º Encontro Municipal comemorativo pelos 10 anos de instalação do PV em Pirambu e discute estratégias de presença dos filiados de Pirambu no Encontro Estadual de 17 de agosto de 2007.

17/08 – Encontro Estadual do Partido Verde apresenta ao estado os novos dirigentes estaduais. Claudomir Tavares, sai da Comunicação e assume a Secretaria de Formação Política.

10/09 – Início das inserções em Rádio e TV, com a presença do dirigente Claudomir em vários programas, alcançando ampla repercussão dentro e fora de Pirambu.

29/09/2007 – Reunião Mensal do Partido Verde, no Bar da Amendoeira, discute o momento político municipal, o encaminhamento da relação de filiados ao Cartório Eleitoral, mantém a intenção de lançamento de candidatura própria por não se sentir contemplado pelos projetos de “oposição” em andamento (Nilton e Vado) e marca para o dia 07 de Novembro o 4º Encontro Municipal do PV, comemorativo pelos 10 anos dos verdes em nosso município.

07/11/2007 – 4º Encontro Municipal do Partido Verde, realizado na Câmara Municipal, comemora os 10 anos de instalação do partido em Pirambu, discute o momento político e as eleições 2008, reafirmando intenção de lançamento de candidatura própria para prefeito de Pirambu, apresenta ao público o resultado da campanha de filiação desenvolvida em 2007 e faz uma recomposição da Direção Municipal, incorporando novos e destacados militantes.

12/12/2007 – Reunião Mensal do PV, realizada na Câmara Municipal de Pirambu, avalia a situação política municipal e elabora o Planejamento das ações que serão desenvolvidas no primeiro semestre de 2008.

Remanescentes

Dos primeiros fundadores do Partido Verde em Pirambu, encontram-se filiados apenas Gilza da Conceição e Railda Leandro dos Santos, ambas com filiação datada de 10 de agosto de 1997. O Partido Verde, presta assim, uma homenagem a estas duas mulheres que permanecem em nossas fileiras, apesar das pressões que muitos filiados tem recebido para que deixem esta que é uma casa aberta a todos que sonham com uma sociedade sustentável.

Dez anos do PV em Pirambu

As comemorações pelos 10 anos do PV em Pirambu aconteceram no dia 07 de novembro, com a realização do 4º Encontro Municipal e se estenderam até o dia 12 de novembro com a participação dos verdes na Abertura do XVII Culturarte – Encontro de Cultura e Arte de Pirambu, do Seminário “Expansão Urbana x Conservação Ambiental: Caso Pirambu”, realizado no Clubinho da Tartaruga.

Vamos despoluir a política

O ano 2008 reserva ao Partido Verde um papel importante na política local. Pela primeira vez os verdes se apresentam como alternativa de disputar a prefeitura municipal, apresentando candidatura própria com a intenção de despoluir a política. É uma oportunidade que os verdes consideram privilegiada, pois de todos os partidos habilitados para a disputa eleitoral, apenas o PV não esteve envolvido em escândalos em quaisquer níveis (municipal, estadual e federal).

Fontes consultadas:

Livros de Atas do PV/Pirambu
Jornal “Olhar 43”
Listas de Filiados do PV/Pirambu


* Claudomir Tavares da Silva (39) é professor de História, Sociedade e Cultura Sergipana na Escola Mário Trindade Cruz e de Filosofia, Cultura Sergipana e História no Colégio Estadual José Amaral Lemos, ambas em Pirambu. É Secretário Estadual de Formação Política do Partido Verde e de Comunicação do Diretório Municipal de Pirambu

Transcrito do Site: www.tribunadapraia.com - Em: 31/03/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS