30 de mai. de 2008

Sete partidos se reuniram em Pirambu


Será formada uma comissão com representantes dos partidos para encaminhar uma agenda de unificação das oposições
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

Sete partidos políticos iniciaram na noite de ontem um processo de debate que poderá conduzir a unificação dos mesmos nas eleições de outubro. PT, PSB, PV, PC do B, PHS, PRB e o PMDB levaram a sede do PT, localizada à Avenida Agostinho Trindade, integrantes de suas direções para discutir as propostas de cada um e a possibilidade de marchar com candidato único. Participaram da reunião aos pré-candidatos Vado de Gago (PT), Marcos Cruz (PSB), Cláudio Biriba (PV), José Nilton (PMDB) e Alexandre Espinheira (PC do B).

Presentes os presidentes do PT (Antônio Zacarias do Nascimento Neto), do PSB (Marcos Cruz), do PV (Júnior Soledade), do PC do B (Alexandre Espinheira), do PHS (Jucélia Silva) e do PRB (Josué Morais).

Pré-candidatos a vereadores, dirigentes estaduais do PT (Severino Bispo) e do PV (Claudomir Tavares), a ex-prefeita Sílvia Cruz e seu ex-vice-prefeito Evaldo de Carvalho, o advogado Gilvan Souza, a professora Tereza Cariri (CE José Amaral Lemos), os vereadores Heribaldo Carvalho (PT), Durval Oliveira (PSB) e Ivan Dória (PMDB), lideranças políticas, populares e comunitárias deram um tom de representatividade a reunião.

Clima quente

Esta comissão estará se reunindo no próximo domingo, a partir das 09h30min na sede do PT, quando então dará encaminhamento as próximas ações cujo prazo deverá ter como teto o dia 08 de junho, quando serão realizados reuniões do PT e do PV.

PV vai de Cláudio Biriba

Antes da reunião na sede do PT, os dirigentes do PV estiveram reunidos na Pizzaria Recanto da Família, levando para a reunião a proposta de que uma decisão sobre aliança estaria condicionada ao 5º Encontro Municipal que será realizada no dia 08 de junho, às 09 horas, na Câmara Municipal. Os verdes que até o dia de ontem tinham como pré-candidatos a prefeito Claudomir Tavares, Cláudio Biriba e Gélisse Bispo, informaram que a partir daquela noite apenas um nome permanece como pré-candidato, o do comerciante e funcionário público municipal Cláudio Biriba. Claudomir saiu da disputa por fazer opção pelo seu filho, nascido em 02 de maio e Gélisse, pré-candidato a vice-prefeito caso o partido saia com chapa puro sangue, ou a vereador caso haja a coligação.

Pesquisa

O PMDB parece bastante confiante numa pesquisa de opinião para definir quem será o pré-candidato a prefeito e a vice-prefeito. O terceiro colocado terá sua posição arrumada. A posição do PMDB, defendida pelo pré-candidato Zé Nilton, recebeu adesão do PSB, do PC do B e do PRB. O PT defende a pesquisa, desde que seja feita só com os nomes dos partidos de oposição, o que não contemplaria o PMDB, partido de situação em Pirambu. O PT definiu no seu último Encontro Municipal realizado em 20 de abril que seu pré-candidato a prefeito, por 25 votos contra 1 é Evaldo de Carvalho Filho, descartando compor uma chapa encabeçada pelo economista José Nilton. Já o PV adverte para a forma que o PMDB administra atualmente o município, revivendo práticas da gestão comandada por André Moura, e que por isso este partido não está em seu arco de aliança.

Prognósticos

Independente da evolução destas reuniões,alguns prognósticos podem ser adiantados: Até o dia 08 de junho Pirambu saberá quem são seus pré-candidatos a prefeito. De um lado, o DEM, PSC, PR e PTB aguardam a decisão deste grupo para decidir se lança André Moura (caso saiam três candidatos deste grupo), Elinho Martins (caso saiam dois candidatos deste grupo) ou Waltinho Amaral (caso o grupo saia unido). Se o grupo fizer opção por três candidatos, estes devem ser Zé Nilton, Vado e Cal Biriba. Se o grupo decidir lançar dois, estes devem ser Vado e Nilton. Se definir pela unidade, este será apontado através de uma pesquisa. Então, está disparada a contagem regressiva. Faltam 9 dias...

Reunião Histórica

A reunião realizada na sede do PT tem um caráter histórico. Independente do seu resultado, do desfecho que poderá tomar, aponta para uma perspectiva de unidade destes partidos políticos, que pelo que parece, o que os une é maior que o que os separa. A evolução dos debates está na capacidade de renúncia em cada um deles. Depende principalmente do comportamento do PMDB (no poder em Pirambu) e do PT (que não tem a simpatia de setores governo Marcelo Deda)

Reuniões imediatas

Um fato curioso nos chamou a atenção. Terminada a reunião dos representantes dos partidos, o PT se recolheu em sua sede para indicar os três nomes, o PMDB e o PRB se reuniram na residência de Zé Nilton e o PV embaixo de uma frondosa árvore (tinha que ser o PV mesmo) localizada no canteiro central da Avenida Agostinho Trindade. O PSB, o PC do B e o PHS vão definir seus nomes de hoje para amanhã.

Frase da semana:

"Quando as pessoas temem o 'governo', isso é tirania. Quando o 'governo' teme as pessoas, isso é liberdade." – Thomas Jefferson

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS