15 de mai. de 2008

Pirambu na VI Semana Nacional de Museus


Estudantes do Mário Trindade Cruz terão aula especial no Museu da Tartaruga

Entre os dias 12 e 18 de maio de 2008, com o tema ‘Museus como a Agente de Mudança Social e Desenvolvimento’, acontece a 6° Semana Nacional de Museus. Na edição deste ano foram registrados 1420 eventos em 447 museus de todas as regiões do país. Com destaque para a região Sudeste, com 569 eventos em 169 museus.

Os eventos contaram com programação diversa: projetos educativos e culturais, visitas monitoradas gratuitas, palestras, seminários, projeções de filmes, oficinas, espetáculos teatrais e shows, gincanas e outras inúmeras ações.

Promovida desde 2003 pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Demu/Iphan) e a Associação Brasileira de Museus (ABM), a Semana Nacional de Museus tem o propósito de integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade. No ano passado, cerca de três milhões de pessoas prestigiaram os eventos.

Pirambu estará presente

Aqui em Pirambu pela primeira vez é registrada uma atividade desta natureza, como resultado do Projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido há mais de 15 anos pelo professor Claudomir Tavares da Silva, das escolas Mário Trindade Cruz (rede municipal) e José Amaral Lemos (rede estadual). A iniciativa consiste em levar alunos da 8ª Série A para uma aula no Museu da Tartaruga, localizado no Centro de Educação Ambiental da Reserva Santa – Rebiosa/Projeto Tamar. No local os alunos assistirão palestras coordenadas pelo professor, vídeos e conhecerão de perto as instalações e peças existentes no primeiro e único museu que se tem notícia nesta cidade.

Segundo Claudomir Tavares, “temos em nossa cidade vários espaços propícios para uma ação pedagógica de educação patrimonial, e a inclusão do Museu da Tartaruga e Centro de Educação Ambiental contribuirá fundamentalmente para ampliação e consolidação de nossa proposta, que é um projeto em construção, aberto as novas contribuições”, disse.

Fonte: www.tribunadapraia.com - Em: 15/05/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS