15 de mai. de 2008

Comunistas aguardam reunião para definir posições


Pré-candidatos aguardam um chamado do presidente Alexandre Espinheira para tomarem uma decisão em conjunto

Fundado em 1987, há mais de 20 anos, o PC do participou de quatro eleições municipais, sempre com um único candidato a vereador. Em 1988, elegeu Ivânia Pereida da Silva (Vanda) a primeira mulher vereadora de Pirambu. Quatro anos depois, não obteve êxito com o professor Gilberto Santos, que não manteve presença dos comunistas na Câmara Municipal.

O PC do B voltava à disputa por mandatos de vereadores em 2006 com Cláudio dos Santos Pinto (Claudinho do SESP) e em 2004 com Vanderley Pereira da Silva. Dos seus quadros fazia parte o saudoso João da Silva, Andrade, ex-vereador por dois mandatos: 1967/66 (pela UDN) e 1977/83 (pelo PMDB).

Apesar de ter sido sempre controlado por uma família, o PC do B tem uma tradição de realização de Conferências (espécie de encontros ou convenções), Plenárias (reuniões ampliadas da direção e filiados) e Plenos do Comitê Municipal (equivalente aos diretórios municipais dos demais partidos). Esta é a forma de organização do PC do Ba, que junto com o PCB e o PPS reivindicam a data de fundação em 25 de março de 1922, há 86 anos.

Atualmente o PC do B é presidido em Pirambu pelo ex-candidato a vereador (2000 e 2004) Alexandre Espinheira, filho do saudoso advogado Dr. Elias Espinheira, um jovem de boa índole e com uma vontade imensa de promover mudanças profundas nas estruturas de Pirambu, bastante maltratado pelos prefeitos que se sucederam ao longo dos últimos quase 43 anos.

É com este currículo e trajetória de lutas que o PC do B se apresentará ao eleitorado em 05 de outubro com uma plêiade de pré-candidatos a vereadores, entre eles o professor e líder do movimentos sociais Assis Conceição, o funcionário público municipal Mário Sobrinho, o líder de movimentos de juventude Edson dos Santos Júnior, o agricultor Luís Fernando (Lulu), o ex-vereador Maciel de Deus Alves (atual presidente do Condepi), a dona de casa Alexandra Espinheira (esposa de Alexandre) e o próprio Alexandre, que se coloca como pré-candidato prefeito, sendo um candidato em potencial a vereador dentro do partido.

Segundo o professor Assis, é esperado “que Alexandre Espinheira marque o mais breve possível uma reunião com a direção do partido e os possíveis pré-candidatos para que seja tomada uma decisão conjunta e não monocrática, onde de forma coletiva, possamos definir quais rumos tomaremos na Convenção Municipal que realizaremos em junho”, disse.

Concordando com Assis, Mário Sobrinho disse que “os demais partidos já estão se articulando e o PC do B não pode ficar de braços cruzados esperando para se definir quando todos os times já estiverem em campo”, completou.

Embora respeite a posição de Alexandre Espinheira em querer ser ao pré-candidato a prefeito, os dois acham pré-maturo que um partido cuja participação nas últimas eleições entrou em campo com um único candidato a vereador, agora decida disputar uma campanha majoritária. Ambos defendem que o PC do B componha uma chapa proporcional, de preferência com o PV e outros partidos menores, se aliando na chapa majoritária com o PT e o PSB, foi o que deixaram transparecer os pré-candidatos que estão ‘agoniados’. Disposição de luta pelo voto dos pirambuenses é o que não falta aos pré-candidatos a vereadores comunistas.

· Partido Verde

Embora tenha definido em sucessivas reuniões que terá candidatura própria, confirmado na última reunião ocorrida no final de abril, o Partido Verde não está se furtando em reunir-se com as demais forças políticas, desde que distantes do ex-prefeito André Moura e da atual administração municipal. Assim, estava marcada uma reunião com o PMDB, que tem como pré-candidato o economista José Nilton Souza para o dia 07 de maio, não realizada por problema na agenda de alguns dirigentes. Esta reunião deve acontecer antes do dia 28 de maio, quando os verdes ouvirão os peemedebistas antes da realização de uma nova rodada de reunião na Câmara Municipal. Da outra parte, o PV foi convidado pelo PT para uma reunião que se realizará no próximo dia 27 de maio, na residência do senhor Gilvan Sousa, quando então deverá ouvi também as propostas dos petistas, que tem como pré-candidato Vado de Gago. Com convenção marcada para o dia 30 de junho, os verdes tem como pré-candidatos a prefeito o professor Claudomir Tavares, o comerciante Cláudio Biriba e o armador Géllise Bispo.
Fonte: www.tribunadapraia.com - Em: 15/05/2008

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS