12 de set. de 2010

Acompanhamento reúne fé e religiosidade popular

População acompanha Nª Sª da Conceição de Aningas a Alagamar
 
A comunidade católica de Pirambu tem um compromisso na tarde de hoje com a realização de um dos mais sólidos eventos de fé e religiosidade popular. Idealizado por Seu Paulo de Aningas e atualmente organizado por George Almeida (foto), Esdras de Seu Paulo e Vacilon de Aningas, acontece na tarde de hoje a 11ª edição do Acompanhamento de Nª Sª da Conceição, com previsão de saída a partir das 14 horas do povoado Aningas e chegada no final da tarde no povoado Alagamar, depois de percorres cerca de 20 quilômetros.

O Acampamento de Nossa Senhora da Conceição, foi o resultado de graça alcançada por membros da comunidade, que se apegaram a proteção da santa ante a morte desenfreada de animais, tais como bois, cabras e outros. Assim, em 1996 eles se reuniram e, saindo da Igreja de Aningas, localizada nas proximidades do sítio de ‘seu’ Paulo e da Escola Municipal João Francisco da Silva e saíram a pé, montados em cavalos ou de carros em direção ao povoado Alagamar, um percurso de mais de 18 quilômetros.

Desde sua realização pela primeira vez, só nos anos de 2005 a 2007 não foi realizado, retornando em 2008 e mantido em 2009 e 2010, sempre no segundo domingo do mês de setembro. A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes tem reconhecido o valor e importância desta manifestação de fé e religiosidade popular, sendo celebrada uma missa campal ao final, no povoado Alagamar, distante da sede do município 32 quilômetros, quando são benzidos as pessoas, animais e as comunidades.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS