2 de set de 2010

SOS Rio Japaratuba: Fecha o cerco contra ‘crime ambiental’ no Rio Japaratuba (retrospectiva)

Comissão do CBHJ visita local obstruído no trecho conhecido como rio das Pedras ¹
Por Claudomir Tavares |
claudomir@tribunadapraia.net

Crime ambiental é o maior da História de Pirambu
Eleita na última reunião realizada em 26 de agosto de 2009 na Câmara Municipal de Pirambu, a comissão representativa de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba fará uma visita ao trecho obstruído pelo fazendeiro Carlos Barreto Barbosa na região conhecida como Rio das Pedras, leito natural do ‘Velho Japa’ (termo carinhosamente chamado pelo professor e cordelista Agnaldo Santos Silva).

A visita está marcada para esta quinta-feira, 17 de Setembro, devendo os membros se concentrar na Câmara Municipal de Pirambu, de onde sairão para o embarcar no Porto de Pirambu, navegando pelo leito do Rio Japaratuba, passando pelo Riachão (Canal do Japaratuba), chegando até o ponto de obstrução.

:: A visita

Integra a comissão do CBHJ representantes da Colônia de Pescadores de Pirambu (Colônia Z – 5), da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), da Câmara Municipal de Pirambu, da Prefeitura Municipal de Carmópolis e Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), além de atores sociais que levantaram a questão junto ao Comitê do Rio Japaratuba. Estarão integrando a comissão órgãos de imprensa como o Jornal da Cidade e a Tribuna da Praia.

O barco que levará a comissão e convidados está sendo viabilizado pelo presidente da Câmara Municipal de Pirambu, vereador Juarez de Deus, um dos mais empenhados defensores do Rio Japaratuba.

¹ Esta matéria foi publicada em 15/09/2009, estando sendo republicado pela atualidade do tema e considerando a omissão dos órgãos ambientais, que não tem tomado qualquer providência para resolver este imbróglio, o maior conflito ambiental da história de Pirambu.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS