8 de set. de 2010

Tudo pronto para o 11º Acompanhamento Aningas-Alagamar

Idealizado por seu ‘Paulo de Aningas’, evento religioso teve início em 1996 e foi retomado em 2008, estando em sua 11ª edição, devendo mobilizar centenas de fiéis neste domingo em povoados de Pirambu
Por Claudomir Tavares |
claudomir@tribunadapraia.net
Católicos e populares de uma forma em geral se reúnem no próximo dia 12 de Setembro em um dos eventos que se consolida no calendário cultural de Pirambu como sendo um dos mais representativos. Idealizado por seu ‘Paulo de Aningas’, o Acampamento de Nossa Senhora da Conceição, foi o resultado de graça alcançada por membros da comunidade, que se apegaram a proteção da santa ante a morte desenfreada de animais, tais como bois, cabras e outros.

Assim, em 1996 eles se reuniram e, saindo da Igreja de Aningas, localizada nas proximidades do sítio de ‘seu’ Paulo e da Escola Municipal João Francisco da Silva e saíram a pé, montados em cavalos ou de carros em direção ao povoado Alagamar, um percurso de mais de
18 quilômetros.

Desde sua realização pela primeira vez, só nos anos de
2005 a 2007 não foi realizado, retornando em 2008 e mantido em 2009 e 2010, sempre no segundo domingo do mês de setembro. A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes tem reconhecido o valor e importância desta manifestação de fé e religiosidade popular, sendo celebrada uma missa campal ao final, no povoado Alagamar, distante da sede do município 32 quilômetros, quando são benzidos as pessoas, animais e as comunidades.
O 11º Acompanhamento Aningas/Alagamar este ano terá a organização de George Almeida, Esdras de Seu Paulo e Vacilon de Aningas. Tem o apoio de várias instituições e a parceria da Tribuna da Praia, que inicia hoje uma série de matérias sobre este evento que é um marco no calendário religioso de nosso município.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS