10 de set. de 2010

Todos ao 11º Acompanhamento Aningas/Alagamar

Idealizado por seu ‘Paulo de Aningas’, evento religioso teve início em 1996 e foi retomado em 2008, estando em sua 11ª edição, devendo mobilizar centenas de fiéis neste domingo em povoados de Pirambu
Por Claudomir Tavares |
claudomir@tribunadapraia.net
Católicos e populares de uma forma em geral se reúnem no próximo domingo, dia 12 de Setembro, em um dos eventos que tem se consolidado no calendário sócio-cultural de Pirambu como sendo um dos mais representativos. Idealizado por seu ‘Paulo de Aningas’, o Acampamento de Nossa Senhora da Conceição, foi o resultado de graça alcançada por membros da comunidade, que se apegaram a proteção da santa ante a morte desenfreada de animais, tais como bois, cabras e outros.

Assim, em 1996 eles se reuniram e, saindo da Igreja de Aningas, localizada nas proximidades do sítio de ‘seu’ Paulo e da Escola Municipal João Francisco da Silva e saíram a pé, montados em cavalos ou de carros em direção ao povoado Alagamar, um percurso de mais de
18 quilômetros.

Desde sua realização pela primeira vez, só nos anos de
2005 a 2007 não foi realizado, retornando em 2008 e mantido em 2009 e 2010, sempre no segundo domingo do mês de setembro. A paróquia de Nossa Senhora de Lourdes tem reconhecido o valor e importância desta manifestação de fé e religiosidade popular, sendo celebrada uma missa campal ao final, no povoado Alagamar, distante da sede do município 32 quilômetros, quando são benzidos as pessoas, animais e as comunidades.
O 11º Acompanhamento Aningas/Alagamar este ano terá a organização de George Almeida, Esdras de Seu Paulo e Vacilon de Aningas. Tem o apoio de várias instituições e a parceria da Tribuna da Praia, que inicia hoje uma série de matérias sobre este evento que é um marco no calendário religioso de nosso município.

Nenhum comentário:

TODAS AS NOTÍCIAS